Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2018

Desmonte da educação: desgoverno Temer/PSDB age para a fragmentação do IFSP!


Assim como no setor da saúde, cujo Ministro é um representante dos planos privados e já defendeu publicamente a diminuição do SUS, no setor da Educação, cujo Ministro também tem ligações com as corporações privadas, a situação de desmonte do setor público segue a passos firmes no desgoverno Temer/PSDB.

A UNB, dentre outras Universidades Federais, corre risco de fechar por falta de recursos ainda este ano. A pesquisa científica e tecnológica, na prática, já não conta mais com o fomento necessário. E a rede federal de educação técnica e tecnológica também está na mira do desmonte.

As razões do golpe: assim como na Petrobrás e em Furnas, Dilma tentou impedir a propina no Porto de Santos!


Para impedir a concessão do grupo Libra no Porto de Santos, devedor em mais de 1 bilhão para a União, Dilma demitiu o peemedebista Edinho Araújo, do núcleo próximo de Temer. Essa foi mais uma das ações tomadas por Dilma que a colocou na rota de choque com o esquema de Temer e seu covil.

As outras duas ações hoje conhecidas foram feitas na Petrobrás e em Furnas, atingindo os interesses de Eduardo Cunha (PMDB) e Aécio Neves (PSDB), dois aliados de Temer no golpe de 2016.


Quanto mais o tempo passa, mais vem à tona toda a conspiração do golpe que retirou, em uma manobra política apoiada na mídia e na omissão da justiça, um mandato legítimo de uma Presidente honesta.

Na esteira do golpe veio um desgoverno montado na parceria PMDB e PSDB que tem conduzido o maior desmonte econômico e social já visto.

A história e o povo devem uma retratação a Dilma.

Blog O Calçadão

sexta-feira, 23 de março de 2018

O MBL, as fake news e os desinformados que odeiam!

Cunha e Kim
unidos no golpe!

Em um país onde a mídia é empresarial, monopolista e atua como um partido político e onde a mídia alternativa progressista ainda engatinha, a desinformação do povo impera e golpes na democracia sempre estão na espreita.

Nesse contexto, um grupo muito bem financiado e treinado em mídia digital se torna um perigoso instrumento na propagação do ódio e do discurso seletivo e proto-fascista.

Assim é o MBL (Movimento Brasil Livre).

Lideranças sociais, militantes e simpatizantes lançam Manifesto em defesa da candidatura de Lula!

Lula e o povo

Blog O Calçadão publica manifesto de cerca de 1800 militantes em defesa do direito de Lula ser candidato. E a lista vai crescer!

MANIFESTO EM APOIO À CANDIDATURA DE LULA

Nós, brasileiras e brasileiros, indignados com a perseguição a que Lula vem sendo submetido pela mídia corporativa pelo Judiciário Nacional, vimos a público expressar nossa perplexidade diante do silêncio e, porque não dizer, da conivência, autoridades que, por dever de ofício, têm obrigação de zelar pelos direitos de todas e todos nós, ditados pela Constituição Brasileira. Lula faz parte da melhor história desse país. 

Mais um prefeito tucano abandona São Paulo!

Errar uma vez é humano, 
repetir o mesmo erro...

Assim como aconteceu com Serra em 2006, mais um tucano usa o cargo de Prefeito de SP oportunisticamente como trampolim político: o 'João trabalhador'.

Tudo muito parecido e trágico para o povo paulista.

domingo, 18 de março de 2018

Parceria MST e Hemocentro mais uma vez ajuda a quem precisa!

Assim como ocorre todos os anos, cerca de 40 pessoas do acampamento Paulo Botelho, do MST de Ribeirão Preto, realizaram nesse domingo uma doação de sangue coletiva no Hemocentro.

"Uma parceria que temos e que levamos à frente através do nosso setor de saúde. Fazemos essa campanha em todas as nossas áreas e também ajudamos o Hemocentro a manter o seu estoque de sangue", disse Marta Merli, da Direção Regional do MST.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Ato em Ribeirão Preto por Marielle reune cerca de 300 pessoas!

Ato em solidariedade à Marielle reuniu cerca de 300 pessoas na Esplanada do Teatro Pedro II.
Fotos: Filipe Peres

Em Ribeirão Preto, o ato, chamado pelo PSOL repetiu o que se viu no país todo. Um despertar de indignação da população. Com a presença de vários partidos de esquerda, do MST, do Coletivo Negro da USP/Ribeirão, entre outos, o ato reuniu cerca de 300 pessoas em frente a Esplanada do Teatro Pedro II. 

quinta-feira, 15 de março de 2018

Por Marielle e por todos: Basta!



A execução bárbara, chocante, trágica e inaceitável da lutadora, ativista dos direitos humanos e vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) é uma afronta a todos aqueles que, como Marielle, lutam todos os dias por justiça social, por direitos humanos, por liberdade, por democracia e por garantias individuais.

O golpe que se abateu sobre o Brasil tem ceifado nossa economia, tem ceifado nossa soberania, tem ceifado os direitos sagrados dos trabalhadores e das trabalhadoras e tem ceifado, gravemente, nossa democracia.

Nesses períodos onde o arbítrio cresce e o Estado de direito decresce, os canalhas se sentem fortes, sentem que podem agir impunemente.

Os canalhas ceifaram a vida de Marielle e ameaçam a todos.

Não podemos permitir a consolidação do arbítrio, da covardia e da canalhice.

Nossa luta em defesa do Brasil, da democracia e dos direitos também é uma luta para que esse crime não fique impune. É preciso que se faça justiça.

Que consigamos construir a unidade democrática que resgate o Brasil dos golpistas e que coloque a Constituição e os direitos humanos em primeiro lugar.

Que nossa luta homenageie e dignifique a memória de Marielle e que o grito de todos que neste momento se juntam aos militantes do PSOL por todo o país possa ecoar forte: basta!

Ricardo Jimenez 

Por Marielle! Ato na Esplanada do Pedro II, às 18h00, hoje!

Ato na Cinelândia, agora. Marielle, presente!
Por PSOL de Ribeirão Preto

O PSOL está em choque com a notícia do assassinato da companheira Marielle Franco. Uma das vereadoras cariocas mais votadas, eleita em 2016, mulher, negra,moradora de favela, ativista dos Direitos Humanos, orgulho do PSOL. Lamentamos também a morte do camarada Anderson Pedro Gomes, que estava dirigindo o carro que foi brutalmente atacado.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Vereadora Marielle Franco (PSOL) é assassinada no Rio de Janeiro

Vereadora assassinada integrava a Comissão da Verdade da Intervenção Militar no Rio.

A vereadora do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Marielle Franco, acaba de ser assassinada dentro do carro em que estava, no bairro Estácio, na região central do Rio.

O Calçadão em Debate recebe o Movimento Contra o Fechamento da UBDS Central

Tais Roxo e Fernanda Bergomini conversam com Ricardo Jimenez sobre o
Movimento Contra o Fechamento da UBDS

O Calçadão em Debate entrevistou esta semana membros do Movimento Contra o Fechamento da UBDS. A advogada Tais Roxo e Fernanda Bergomini falaram ao blogue sobre as inconstitucionalidades do fechamento da UBDS Central, o problema das OSs e a resistência da campanha Contra o Fechamento da UBDS Central.

Veja a entrevista completa logo abaixo:

segunda-feira, 12 de março de 2018

Carta aberta à sociedade: por que o MST ocupa a fazenda de Temer?

Foto: Coletivo de Comunicação MST



Por Direção Estadual do MST/SP

Reforma Agrária nas terras dos corruptos!

O MST ocupa pela terceira vez a Fazenda Esmeralda, entre os municípios de Lucianópolis e Duartina-SP, desde a manhã da última quarta-feira (7). A Fazenda Esmeralda é registrada como propriedade da empresa Argeplan, do ex-assessor e amigo pessoal de Temer, o Coronel Lima, mas na região até as pedras sabem que a área na verdade é de Temer.

domingo, 11 de março de 2018

Um papo com a professora Andrea Lopes: educação inclusiva!




A educação inclusiva, o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades específicas é um desafio aos sistemas educacionais.

A Declaração de Salamanca, de 1994, deu o rumo: Educação para Todos!

Os estudantes com necessidades específicas têm o direito de matrícula nas escolas regulares e as escolas regulares tem o dever de fornecer a eles uma educação plena e inclusiva.

Quais as legislações sobre o tema? Como anda a educação inclusiva nas redes públicas?

Tudo isso e muito mais nesse bate papo especial com a professora e especialista em LIBRAS Andrea Lopes.

sábado, 10 de março de 2018

ACAMPAMENTO DO MST NA FAZENDA DE TEMER ESTÁ SOB AMEAÇA DE DESPEJO



Foto: Coletivo de Comunicação MST/SP

Por Coletivo de Comunicação MST/SP

As famílias acampadas na Fazenda Esmeralda, em Duartina-SP, estão sob ameaça iminente de despejo. A ocupação iniciou-se na manhã da quarta-feira (7), com cerca de 350 sem terras, e o mandato de reintegração de posse foi expedido na noite da mesma data.

Os assentados da antiga fazenda da Barra são um exemplo para Ribeirão Preto! Por quê?

Agrofloresta

Todos nós que vivemos em Ribeirão Preto sabemos e sentimos morar em uma cidade excludente onde os acessos só estão abertos para aqueles que têm dinheiro.

Mobilidade urbana, serviços de saúde, lazer, cultura, segurança, educação, emprego e renda, moradia, influência e participação nos rumos políticos, econômicos, urbanísticos, ambientais e sociais do município.

Pense você em cada questão acima e responda com honestidade: o povo, a população trabalhadora da cidade, tem acesso, proximidade, influência em algum deles?

quinta-feira, 8 de março de 2018

*Mulheres acabam de ocupar o parque gráfico do _Jornal O Globo_ no RJ, em defesa da democracia!!*

Fotos: Coletivo de.Comunicação/MST
MULHERES OCUPAM O GLOBO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

*A Globo quer dar golpe na eleição, as mulheres organizam a reação*

Neste 8 de março, 800 mulheres de diversos movimentos populares ocuparam o parque gráfico do jornal impresso no Rio de Janeiro, que pertence ao grupo Globo Comunicação. O objetivo da ação, iniciada às 5h30 da manhã, é denunciar a atuação decisiva da empresa sobre a instabilidade política brasileira. Elas destacam a articulação da Globo no processo do golpe, desde o impedimento da presidenta Dilma em 2016 até perseguição ao presidente Lula, para inviabiliza-lo como candidato em uma eleição democrática.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Paulo Honório fala sobre conquista de Moradia pelo movimento MLNR

Marcelo Baptista - MLNR e Paulo Honório - GAHRP

Paulo Honório, representante do GAHRP e participante do MLNR (Movimento Livre Nova Ribeirão), integrante do Blog O Calçadão, deu uma entrevista a Ricardo Jimenez falando da recente conquista do MLNR e dos desafios que o grupo terá pela frente. Além disso, falou sobre o problema de moradia e regularização fundiária na cidade de Ribeirão Preto. 

Mais de mil mulheres do MST acabam de ocupar a fábrica da Suzano, na BAHIA

Fotos: Coletivo de Comunicação do MST/BA


Começou a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres: o 8 de março!

domingo, 4 de março de 2018

Guilherme Boulos anuncia pré-candidatura a Presidência pelo PSOL

Boulos em assembleia no Pacaembu.
Foto: Ennio Braus/Foto&Grafia

Como já havia sinalizado aos integrantes do MTST no último dia 24, em assembleia realizada no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, Guilherme Boulos anunciou a sua pré-candidatura à Presidência da República, na Casa das Caldeiras, antiga fábrica Matarazzo, aos militantes do PSOL.

Brigada Ana Primavesi, do Paulo Botelho/MST: 1 ano de produção agroflorestal!

Fotos: Filipe Peres

Na noite deste sábado, 03/03/18, os companheiros e companheiras do acampamento Paulo Botelho, do MST, deram mais um belo exemplo para Ribeirão Preto e região.

Com as presenças da Coordenadora Estadual do MST, Neusa Paviato, e da deputada estadual Márcia Lia, que tem sido uma presença constante nas cidades da macro região de Ribeirão Preto, os acampados do Paulo Botelho, na luta pela reforma agrária, comemoraram 1 ano de atuação da Brigada Ana Maria Primavesi.

Semana 8M em Ribeirão Preto! Mulheres em luta, não perca!


Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e o Movimento Mulheres em Luta de Ribeirão Preto-SP, juntamente com outras entidades, se uniram para celebrar o dia Internacional da Mulher criando vários eventos culturais e de discussão na nossa cidade, segue nossa programação para você não ficar de fora:

sábado, 3 de março de 2018

Edson Fedelino, Diretor Regional do SindSaúde-SP, fala ao O Calçadão

Edson Fedelino, Diretor Regional do SindSaúde-SP deu entrevista ao Papo no Calçadão

Esta semana "O Papo no Calçadão" entrevistou o Diretor Regional do SindSaúde-SP, Edson Fedelino. Nesta entrevista, o diretor falou a Ricardo Jimenez sobre defasagem salarial, privatização da saúde, desmonte do SUS, golpe de 2016 entre outros assuntos pertinentes.

Veja a entrevista logo abaixo:

sexta-feira, 2 de março de 2018

Na questão do Leite Lopes, o invasor é o aeroporto!


O Leite Lopes se tornou aeroporto no início dos anos 1980, pois antes disso era apenas um aeroclube.

Naquele período, a ocupação do entorno por populosos bairros já estava consolidada há anos.

Portanto, naquela região foi a área de ruído do aeroporto que invadiu a área residencial e não o contrário.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Sobre a questão da invasão da pista do aeroporto Leite Lopes por crianças atrás de pipas

A proximidade da pista do aeroporto em relação às casas preocupa os moradores.
Foto: Filipe Peres

Por Marcos Valério

A bem da verdade temos que esclarecer a verdade pouco ou quase não abordada pela imprensa de Ribeirão Preto: