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segunda-feira, 29 de julho de 2024

Reforma Tributária: governo federal e Congresso Nacional juntos pela simplificação e justiça tributária - Alexandre Padilha




Em alguns momentos, muitos duvidaram que esse momento chegaria, mas, enfim, ele chegou: avançamos em mais uma fase e aprovamos a regulamentação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. 

Essa regulamentação simplifica a questão dos impostos e promove justiça tributária no Brasil. É importante destacar que o texto base da Reforma já havia sido aprovado no Congresso Nacional no ano passado, mas ainda era necessário estabelecer algumas regras, por isso, a regulamentação. 

Opróximo passo é a Reforma ser totalmente aprovada no Senado.

Esse foi mais um passo importante para mantermos nossa economia no rumo certo. Nossas taxas de crescimento econômico superam as expectativas e avaliações pessimistas de alguns analistas do mercado.

Quem não confiar no comprometimento do governo federal com responsabilidade econômica social e fiscal, vai perder dinheiro.

O fim da balbúrdia tributária é compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Congresso Nacional, que trabalham em parceria paraalavancar nossa política econômica com responsabilidade e credibilidade.

Esse trabalho conjunto, feito por muitas mãos, se deve à retomada do diálogo institucional com respeito e confiança.

Gestores e técnicos do governo federal de diversos Ministérios, em especial do Ministério da Fazenda, nós, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, responsáveis pela articulaçãodo governo com o Congresso Nacional, estabelecemos um diálogo permanente com os parlamentares do Grupo de Trabalho, criado na Câmara dos Deputados para elaboração do relatório final da Reforma. 

O documento contou com grau de consensos para o avanço da economia, seja na redução de impostos para a maioria da população ou para quem quer investir no país.

Na Reforma Tributária, cinco impostos (PIS, Cofins, ICMS, IPI e ISS) serão substituídos por três impostos sobre o consumo: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Com a Reforma, não haverá aumento de carga tributária, haverá mais emprego, mais crescimento e aumento de consumo dos brasileiros

Na prática, a Reforma significa comida mais barata, zero imposto de alimentos na cesta básica, isenção de carnes e medicamentos – ou com redução de 60% da alíquota -, ‘cashback’ pelo imposto cobrado as famílias cadastradas no CadÚnico, imposto seletivo para produtos considerados prejudiciais à saúde, equilíbrio regional, ambiente favorável para novos investimentos, simplificando a tributação dos empresários e gerando mais empregos no país.

Ainda na sintonia de possibilitar a justiça tributária para ampliação do consumo, em especial, daqueles que mais precisam, vamos trabalhar, agora, em parceria com o Senado Federal para que o texto final seja aprovado até o fim do ano.

*Alexandre Padilha é médico, professor universitário, Ministro das Relações Institucionais da Presidência da República e deputado federal licenciado (PT/SP). Foi Ministro da Coordenação Política no primeiro governo Lula, da Saúde no governo Dilma e Secretário da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

SSMRPGP realiza reunião com gestores e Secretário Municipal de Educação para debater PL 22/2024

 

Imagem: Sindicato dos Servidores Municipais


Recálculo proporcional do vale-alimentação para diretores de escolas, vice-diretores, supervisores de ensino, assessores educacionais, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais também fez parte da pauta

sexta-feira, 26 de julho de 2024

JORNADA NACIONAL POR ALIMENTO SAUDÁVEL E REFORMA AGRÁRIA | SÃO PAULO



Fotof: MST Grande SP

Na manhã de hoje (26/07) militantes do MST da região da Grande São Paulo realizaram ações de denúncia diante dos órgãos responsáveis pela regularização da Comuna da Terra Irmã Alberta. Localizado no bairro de Perus desde julho de 2002, o acampamento resiste a repetidas tentativas de reintegração de posse por parte da SABESP. 

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Câmara Municipal de Ribeirão Preto Realiza Audiência Pública sobre o PLC 22/2024

 

Gestor escolar e membro da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação fala durante audiência.
Imagem: TV Câmara

Secretário Municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, gravou vídeo em rede social criticando gestores, entidades e vereadores contrários ao Projeto, afirmando serem as críticas mentirosas, mas, convidado para estar presente à audiência, não apareceu e nem mandou representante.

domingo, 21 de julho de 2024

Qual o perfil do eleitorado em Ribeirão Preto?

Mais de 50% do eleitorado apto a votar em Ribeirão Preto são mulheres, possuem ensino médio completo e tem menos de 45 anos de idade.



O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, divulgou no dia 19 de julho, as estatísticas do eleitorado apto a votar em todos os municípios do país. Em Ribeirão Preto, o número de eleitores aptos é 477.595, crescimento de 8,1% em relação a 2020 (441 mil eleitores), ano da última eleição municipal. São 35 mil eleitores a mais que em 2020. Esse é o maior crescimento percentual desde 2008. Veja tabela com dados das últimas eleições municipais:


Tabela 01: Eleitores aptos em Ribeirão Preto por eleição municipal desde 2000. 

Ano eleitoral

Quantitativo

Variação em relação à eleição municipal anterior

2024

477.595

8,09%

2020

441.845

1,49%

2016

435.369

3,80%

2012

419.435

7,91%

2008

388.690

8,15%

2004

359.391

11,07%

2000

323.564


Fonte: TSE, organização do autor.


Esses eleitores estão distribuídos em 4 zonas eleitorais (108, 265, 266 e 305) e em 131 locais de votação. O crescimento no eleitorado ocorreu em todas as Zonas Eleitorais do município, porém foi maior na Zona 305 (que pega parte da zona sul e leste da cidade) refletindo o crescimento populacional naquelas regiões.  Ainda assim, a Zona Eleitoral 265 continua sendo a maior de Ribeirão Preto, mas deve ser superada pela Zona 305 já no próximo pleito. 


Tabela 02: Eleitores aptos em Ribeirão Preto por Zona eleitoral em 2020 e 2024*. 

Zona 

Eleitores 2020

Eleitores 2024

Variação

108

105.412

111.156

5,4%

265

115.844

126.116

8,9%

266

109.175

114.708

5,1%

305

111.414

125.615

12,7%

Total

441.845

477.595

8,1%

Fonte: TSE, organização do autor.

* Em 2018, houve extinção de uma zona eleitoral (322ª) e remanejamento de seções eleitorais para as demais Zonas o que impossibilita comparação com eleições anteriores.

 

O maior local de votação da cidade continua sendo o Colégio Marista (108ª Zona) com 8.493 eleitores aptos a votar. Já o menor local é a E. E. jovem Felipe Gui Rocha  (305ª Zona) com 256 eleitores aptos a votar. Veja os 20 maiores locais de votação da cidade:

Tabela 03: Eleitores aptos em 2024 nos 20 maiores locais de votação em Ribeirão Preto.

Ordem

Zona

Local de Votação

Eleitores

108

COLÉGIO MARISTA

8.493

265

EE, PROFESSORA AMÉLIA DOS SANTOS MUSA

8.179

305

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ

7.664

266

EE, DOM ALBERTO JOSÉ GONÇALVES

7.509

265

EMEFEM, PROFESSOR ALPHEU LUIZ GASPARINI

7.302

265

EE, ALBERTO SANTOS DUMONT

7.180

266

EE, PROF, DR, OSCAR DE MOURA LACERDA

6.848

266

EE, PROF, DR, DOMINGOS JOÃO BAPTISTA SPINELLI

6.705

266

EE, PROFA, JENNY DE TOLEDO PIZA SCHROEDER

6.623

10º

108

EE, PROF EUGÊNIA VILHENA DE MORAIS

6.369

11º

305

EE, PROF, CID DE OLIVEIRA LEITE

6.291

12º

305

INSTITUTO SANTA ÚRSULA 

6.244

13º

266

EMEF, GERALDA DE SOUZA ESPIN

5.963

14º

266

EE VEREADOR ORLANDO VITALIANO

5.937

15º

265

EE, PROFESSORA IRENE DIAS RIBEIRO

5.861

16º

108

E,E, OTONIEL MOTA

5.844

17º

266

EE, DEPUTADO ORLANDO JURCA

5.706

18º

108

EE, PROF, JOSÉ LIMA PEDREIRA DE FREITAS

5.696

19º

108

CEMEI, PROF, EDUARDO ROMUALDO DE SOUZA

5.695

20º

108

FATEC - RIBEIRÃO PRETO

5.626

Fonte: TSE, organização do autor.


O TSE também divulgou o perfil desse eleitorado no que se refere ao gênero, estado civil, faixa etária, grau de instrução. No que se refere ao gênero, em Ribeirão Preto, as mulheres são maioria do eleitorado, representando 54%. São quase 40 mil mulheres eleitoras a mais que homens eleitores.


Tabela 04: Eleitores aptos (2024) em Ribeirão Preto por gênero. 

Gênero

Eleitorado

Eleitorado (%)

Feminino

258.033

54,03%

Masculino

219.415

45,94%

Não informado

147

0,03%

Total

477.595

100,00%

Fonte: TSE, organização do autor.


No que se refere ao grau de instrução, o TSE subdivide em 8 categorias: Analfabeto, Lê e escreve, Ensino Fundamental Incompleto, Ensino Fundamental Completo, Ensino Médio Incompleto, Ensino Médio Completo, Ensino Superior Incompleto e Ensino Superior Completo. Para fins de divulgação e facilidade de leitura fizemos a junção da categoria ES Incompleto com a categoria EM Completo, subentendo que o eleitor com ES incompleto tem o EM completo. Da mesma forma juntamos a categoria EM incompleto com EF completo. Por fim, agrupamos em uma categoria outros, os eleitores com EF incompleto, analfabeto e aqueles que apenas leem e escrevem. Assim, em Ribeirão Preto, 36% do eleitorado possui o Ensino Médio Completo e 15,4% possui o Ensino Superior Completo. Por outro lado, aproximadamente 22% dos eleitores aptos a votar no município não possuem sequer o Ensino Fundamental Completo 


Tabela 05: Eleitores aptos (2024) em Ribeirão Preto por grau de instrução.

Escolaridade

Eleitorado

Eleitorado (%)

Outros (analfabeto, lê e escreve, EF incompleto)

104.447

21,9%

Ensino fundamental completo (+EM incompleto)

127.050

26,6%

Ensino médio completo (+ES incompleto)

172.601

36,1%

Superior completo

73.497

15,4%

Total

477.595

100,0%

Fonte: TSE, organização do autor.


Em relação à faixa etária, diferente de anos anteriores, o TSE divulgou o número de eleitores em 8 faixas de tamanhos diferentes o que dificulta a comparação entre as faixas. Pelos dados divulgados, a faixa com o maior número de eleitores é entre 45 e 59 anos (intervalo de 15 anos), diferente de outras faixas com intervalos de 10 anos. (Em anos anteriores, o TSE divulgava faixas de 5 anos o que permitia um agrupamento). Cabe ressaltar que a cidade tem 1.423 eleitores com 16 e 17 anos, idades em que o voto é facultativo. Além disso, são 58,4 mil eleitores acima de 70 anos de idade, faixa etária em que o voto também é facultativo.


Tabela 06: Eleitores aptos (2024) em Ribeirão Preto por faixa etária. 

Faixa etária

Eleitorado

Eleitorado (%)

16 e 17 anos

1.423

0,22%

18 a 20 anos

17.888

3,75%

21 a 24 anos

31.454

6,59%

25 a 34 anos

88.055

18,44%

35 a 44 anos

98.402

20,60%

45 a 59 anos

118.715

24,86%

60 a 69 anos

63.212

13,24%

70 a 79 anos

37.064

7,76%

Superior a 79 anos

21.382

4,48%

Total Geral

477.595

100,00%

Fonte: TSE, organização do autor.

O 1º turno da eleição ocorre em 5 de outubro e os eleitores irão votar para prefeito e vereador. Conhecer o perfil desse eleitor tanto na cidade é importante para que os candidatos possam realizar suas campanhas de maneira mais efetiva.