Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Eleições 2016: Merendaço, fiscal de frentista e volta Palocci?

A partir deste mês o blog O Calçadão fará um artigo mensal sobre a conjuntura eleitoral de Ribeirão Preto, e a partir da liberação da campanha eleitoral, os artigos passarão a ser diários.

Vamos começar pelo escândalo do 'merendaço', o desvio de recursos da merenda escolar da educação paulista investigado pela operação Alba Branca da Polícia Civil de São Paulo. O 'merendaço' veio como um torpedo na pré-candidatura de Duarte Nogueira pelo PSDB local.

A estratégia de Nogueira era clara: aproveitar o clima coxinha da Ribeirão Preto atual para esbanjar do discurso 'anti-corrupção' soltando de vez em quando expressões clichês como 'temos de cuidar das pessoas', assim como fez na entrevista concedida ao jornal a Cidade dias antes de explodir o 'merendaço'.

A vida não será fácil para o PSDB local. Este blog teve a informação de que o diálogo entre Nogueira e a nata do empresariado local estava bem adiantado para a campanha mas, e agora? Outra dificuldade é que seja quem seja o candidato tucano, ele terá de lidar com o peso de carregar um Alckmin cada vez mais impopular, principalmente com relação à Educação Pública.

Já a candidatura que parece caminhar livre é a de Ricardo Silva pelo PDT. É possível perceber que sua coligação pode repetir o arco de alianças que elegeu e reelegeu Dárcy Vera, unindo da direita à esquerda. Quando a candidatura tucana ainda era forte, antes do 'merendaço', Ricardinho andou namorando até o PT, causando um certo desconforto dentro do petismo local.

De sua plataforma política pouco se sabe, a não ser por uma declaração de que sua possível gestão contará com 'os técnicos mais qualificados' e que ele tem gasto tempo fiscalizando preços dos combustíveis nas bombas dos postos, inclusive entrando em debate com frentistas.

Mas a perspectiva real de poder faz dele um pólo natural de aproximação das forças políticas locais. Talvez o estafe político do pedetista tenha até facilitado o diálogo com parte do empresariado local anteriormente fechado com Nogueira.

E o PT? O principal partido de esquerda da cidade tem história, experiência de duas administrações, sendo a primeira entre 93 e 96 a sua grande vitrine reconhecida nacionalmente, tem uma militância aguerrida e espalhada por todos os movimentos populares da cidade e a responsabilidade de propor para Ribeirão Preto um programa de governo moderno e atual.

Mas quem carregará essa responsabilidade? Há três pré-candidatos disputando a indicação internamente (Galeno Amorim, Ricardo Sobral e Fernando Tremura) e a elaboração do programa de governo segue sendo realizada pelos grupos de trabalho eleitoral montados pelo diretório municipal. Mas ainda falta essa liderança interna que desponte e passe a aparecer e dialogar com a sociedade.

Será uma eleição complicada para o petismo, mas dependendo do projeto e do candidato a Prefeito, é possível à legenda manter ou ampliar a sua bancada de dois Vereadores.

Por isso, o blog teve informações de que há movimentações internas que pretendem sondar Palocci. Seria, segundo esse raciocínio, a possibilidade de Palocci retomar o diálogo com Ribeirão Preto após sua saída em 2002 para o Ministério da Fazenda, unificar o partido e enfrentar o debate sobre corrupção principalmente com o candidato tucano.

A candidaturas de figuras históricas do PT nesta eleição municipal de 2016 foi um pedido do próprio Lula no congresso partidário de 2015. Na região, Edinho silva já se prepara para encarar o desafio em Araraquara.

'Volta Palocci' poderia ser a grande novidade política de 2016 e colocaria sal na até agora insossa pré-campanha. Falta, segundo nos informam, a confirmação do homem.

De qualquer forma, o blog O Calçadão só acredita em um programa de governo que dê verdadeiramente poder ao movimento popular, que crie e fortaleça canais de participação direta do povo nas decisões administrativas. Fora disso é tudo mais do mesmo nesta Ribeirão Preto excludente e dominada pela política de gabinete.

Ricardo Jimenez

Um comentário:

David Bulgari disse...

Claro e direto! esta análise conjuntural aponta os rumos que poderá o cidadão eleitor adotar e selar o destino de nossa cidade para o período de 2017-2020.
Muito importante que nós ribeirãopretanos tenhamos informações sobre os candidatos, que os desnudem, que mostrem quem realmente são e, com quem estão.
Mais importante ainda, é quanto poderemos crer nas propostas milagrosas que serão ditas e replicadas pelos candidatos durante o período eleitoral.
Como dito, esta cidade têm e faz história, e portanto, o futuro prefeito estará à frente não só de uma cidade, mas também, da liderança regional que influenciará as eleições para governador e presidente da República em 2018.
Daí a importância do eleitor ao votar ter a certeza do valor da sua opção e como influenciará a vida de todos no futuro.

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...