Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Fórum Permanente de Movimentos Populares! Ribeirão Preto em Ação!


O blog O Calçadão foi criado dia 19 de dezembro de 2014 e seu objetivo é fazer mídia digital voltada para as questões sociais a partir de uma visão progressista, fazendo o contraponto à mídia tradicional oligárquica e defendendo as bandeiras dos movimentos populares.

Nesses 13 meses de existência, tivemos a oportunidade de nos aproximarmos de inúmeros amigos e companheiros que realizam todos os dias a luta popular, a militância em prol dos direitos dos mais oprimidos e da busca por políticas públicas que melhorem a vida das pessoas do ponto de vista coletivo.

Nos aproximamos do movimento de mulheres, do movimento negro, do movimento estudantil, do movimento por moradia, do movimento sindical, do MST e demais companheiros que lutam por reforma agrária, das associações de moradores e demais líderes comunitários, dos professores, de partidos políticos de esquerda e progressistas, de intelectuais e artistas e, principalmente, das comunidades espalhadas pela periferia, buscando contar as suas histórias de luta e de sonhos.

Esse vínculo de diálogo que se estabeleceu entre o blog O Calçadão e os movimentos populares foi expresso no ato de comemoração de nosso primeiro aniversário, dia 4 de dezembro último no Centro Cultural Palace. Mais de 100 companheiros e companheiras estiveram lá conosco em uma noite memorável.

Foi assim que surgiu a ideia de restabelecer em Ribeirão Preto um movimento que já existiu algumas vezes na cidade, ou seja, a reunião dos vários movimentos populares, dos mais diversos segmentos, para trocar experiências e debater a cidade do ponto de vista da democratização política, com fortalecimento da participação popular nas decisões políticas, e da inclusão social.

O objetivo do Fórum Permanente de Movimentos Populares é criar, de maneira desburocratizada e participativa, um documento público com as bandeiras políticas dos movimentos populares para estabelecer um diálogo com a sociedade ribeirão-pretana e com as forças políticas progressistas da cidade neste ano de 2016, onde o debate político municipal ganha relevância.

A intenção é dialogar com toda a sociedade, priorizando os bairros populares e os mais pobres entre os pobres, que são os moradores das comunidades, dos mais de 45 núcleos de favelas de Ribeirão Preto. Dar voz e vez, prioritariamente, às mulheres e jovens dessas comunidades.

A palavra Permanente dá o sentido político mais amplo, de continuidade, que supera o calendário eleitoral e prossegue debatendo Ribeirão Preto na visão dos movimentos populares objetivando construir uma cidade mais democrática, participativa, inclusiva e aberta ao acesso de todos.

Juntamente com as companheiras da UBM (União Brasileira de Mulheres-Ribeirão Preto) e da ONG Casa da Mulher, o blog O Calçadão convida a todos a participarem da reunião de lançamento do Fórum, que se realizará dia 27 de fevereiro, 9h da manhã, na UGT.

Todos estão convidados. Venham se juntar a nós e ajudar a construir essa ideia! Nos vemos lá!

Ricardo Jimenez - Blog O Calçadão

Giovanna Wrubel - UBM Ribeirão Preto

Ádria Maria Bezerra, Marisa Honório e Sílvia Diogo - Casa da Mulher

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...