Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

MORADIA - A LUTA QUE VALE A PENA

 Construindo Cidadania e Igualdade Social

A construção de 122 casas do Projeto "Morada do Sol" em Serrana faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida-Entidades gerido pelas famílias e organizado pelo Movimentos Habitacional e Ação Social – MOHAS.
Fruto dos esforços de vários agentes sociais, após 5 anos de perseverança, luta e garra, as famílias que compõem o projeto iniciaram os trabalhos na obra no final de 2015, com previsão de termino para o primeiro semestre de 2017.
As famílias se revezam em grupos que trabalham em mutirão uma vez por mês na obra. Há também o trabalho técnico social que faz a integração da comunidade e discute temas variados como: geração de renda, cidadania, direitos sociais, organização social, entre outros.


Duas comissões são formadas:
- A CAO – Comissão de Acompanhamento de Obras, responsável por acompanhar as obras e aplicação dos recursos, interagir com a construtora e com as lojas de material de construção, prestar contas aos demais beneficiários sobre o andamento das obras e a segurança e guarda das obras e do material adquirido.
- A CRE – Comissão de Representante, responsável pela abertura de conta poupança na agência da CAIXA, gestão financeira e prestação de contas aos demais beneficiários.

Em assembleia mensal, todos são chamados a mediar os conflitos, debater os encaminhamentos e verificar o andamento do grupo e da obra.
O programa é destinado para famílias de baixa renda que, através de entidade organizadora, trabalha no sistema de autogestão, ou seja, são os próprios beneficiários que gerenciam todo o processo de construção.
Um dos programas mais bem sucedidos dos governos Lula e Dilma que além da construção de casas estimulam a cadeia produtiva na construção civil com a geração empregos e fomento do comércio local.
O MOHAS tem sido um grande parceiro dos movimentos sociais na cidade de Ribeirão Preto, dando assessoria e estimulando a participação popular.




"É graça divina começar bem.
Graça maior persistir na caminhada certa.
Mas graça das graças é não desistir nunca." Dom Hélder Câmara




Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...