quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Em seu clipe mais politizado da carreira, Garbage faz referência ao Brasil em clipe musical.


"Não haverá mais policiais, apenas homens com seus uniformes pretos brilhantes"
Imagem: Scott Stuckey

Não se trata de Maria Madalena limpando os pés de Cristo com os próprios cabelos. Não se trata de um exorcismo católico. Não se trata de cavalos. É o capitalismo, meu caro. E o Brasil está no clipe.

Não haverá mais policiais, apenas homens de preto. E eles estão agindo em toda parte, em todo o mundo. Vou lhes contar um segredo: Não falem para ninguém, mas é o neoliberalismo. Agora, para se expandir, ele precisa tirar as nossas liberdades individuais, nossos direitos coletivos.

Agora, para se expandir, ele precisa sepultar a soberania das nações. Não se preocupe, mais cedo ou mais tarde, "They'll come to you/They'll use you too/ They'll lie to you/They'll steal from you/They'll sell you too". É o Estado a serviço do grande capital. 

No clipe mais político, na música mais polítizada da história do Garbage, há uma referência explícita ao Brasil. Por que será?
They'll sell you too e suspenderão a fiscalização ao trabalho escravo. And no more security
E não haverá mais policiais, apenas homens com armas em seus uniformes brilhantes e seus bastões pretos brilhantes, em seus brilhantes carros negros. Todos com os seus dedos no gatilho. E não haverá cavalos.


E não haverá mais marchas.


"And there will be no marches/ There will be no impurity". Isto mesmo, não haverá mais marchas, pois todas estarão criminalizadas. Também não haverá mais impureza, pois os neopentecostais, o Estado, o neoliberalismo tirarão isto de você.

Só discordo de uma coisa. Haverá TV. Muita TV. Ela faz parte disso tudo. Ela é um dos suportes de tudo isso.

Não se trata de Maria Madalena limpando os pés de Cristo com os próprios cabelos. Não se trata de um exorcismo católico. Não se trata de cavalos. É o capitalismo, meu caro, em sua fase mais violenta, precisando de um neofascismo. É o neoliberalismo, este é o apocalipse. 

Já tenho saudades da minha infância, quando temia o bíblico. Este, pelo menos, pressupunha uma salvação no final da história. Tiro certeiro do Garbage.



Veja o clipe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe técnica, ligada ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, está desenvolvendo estudo para a elaboração de políticas públicas que atendam as mulheres em Ribeirão Preto.

Equipe técnica está realizando estudo profundo e técnico para propor Políticas Públicas paras as Mulheres, em Ribeirão Preto. Fotos: Sil...