Páginas

sábado, 7 de outubro de 2017

O blog O Calçadão propõe debater Ribeirão Preto: que cidade queremos no futuro?


O debate sobre a democratização da cidade é um dos mais importantes a serem feitos.

Qual cidade queremos construir no futuro? Há alternativas inovadoras que podem romper com o modelo patrimonialista, individualista e excludente que vigora hoje? É possível pensar e construir uma cidade mais humana, ambientalmente viável e acessível a todos? Quais instrumentos de políticas públicas já estão disponíveis na legislação para auxiliar nesse novo paradigma de visão de cidade?

Essas são algumas das perguntas que o blog O Calçadão quer responder com o projeto 'Que cidade queremos para o futuro?" que estamos lançando hoje.


Serão artigos, entrevistas e pesquisas que buscarão trazer para o debate um novo modelo de cidade, novas formas de visão política, gerencial e administrativa capazes de vislumbrar, verdadeiramente, os conceitos de gestão democrática e sustentabilidade social e ambiental.

Vivemos um período extremamente complicado em nossa história, um período de avanço conservador, reacionário aliado à concepção neoliberal de economia e sociedade. Uma conjuntura desfavorável aos modelos mais progressistas, que se encontram na defensiva.

Ao mesmo tempo, é momento da busca de articulação política para aglutinar forças capazes de fazer o contraponto a esse avanço conservador e reafirmar a necessidade de se continuar construindo as políticas públicas conectadas com a garantia de direitos e com a construção de uma sociedade mais democrática, participativa e inclusiva em consonância com os preceitos da Constituição de 1988.

Esse contraponto deve ser feito em todos os segmentos, seja na economia, na política, na discussão dos direitos humanos e nas questões que envolvem o pensar a cidade também como um ambiente democrático e socialmente justo.

O modelo defendido e executado pela direita, pelas forças neoliberais agora em aliança com os reacionários, é um modelo esgotado e que só existe para privilegiar o capital rentista e especulativo, que concentra renda e exclui pessoas da economia e da participação política.

Venha conosco debater Ribeirão Preto e nos ajude a responder 'Que cidade queremos no futuro?'.

blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...