Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Em sessão especial, Cine-Clube Cauim exibe "Uma noite de 12 anos" ao MST

A fala do General nos remete aos dias atuais.
Fotos: Filipe Peres 


O Cine-formação, um projeto do Cine-clube Cauim, apresentou, ontem, 18, uma sessão fechada do filme "Uma noite de 12 anos", aos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).


Escrito e dirigido pelo cineasta Alvaro Brechner o filme conta a vida no cárcere de José Mujica, que depois se tornaria o maior Presidente da história do Uruguai, Maurício Rosencof e do escritor Eleutério Fernández Huidobro; sobre como os 3 sobreviveram a 12 anos de prisão (1973-85) isolados um do outro e de qualquer visão do mundo exterior durante o período da ditadura civil-militar no Uruguai.

Acampados do Paulo Botelho
e do Alexandra Kollontai se
emocionaram com o filme.

Baseado em uma história real, o filme narra uma resistência existencial destes 3 personagens históricos por meio de suas convicções ideológicas, solidária a um mundo democrático, aos mais pobres.

Mais do que uma reiteração do que significa viver sob uma ditadura civil-militar, o filme revela a pobreza de espírito dos algozes diante de seus prisioneiros. Seja por meio do arrependimento de não ter conseguido matá -los a tempo, seja na impossibilidade de se conseguir concretizar um amor sem "ajuda" por falta de sensibilidade humana, a miséria do opressor se expõe diante da resiliência revolucionária dos oprimidos.

Em uma época de ameaça real aos nossos direitos mais básicos, em que um governo  neofascista, idólatra dos anos de chumbo, bate à nossa porta com uma campanha baseada em notícias falsas, caixa 2 e ódio, nada mais apropriado do que lembrar à população o que significaram os governos ditatoriais na América Latina, no século passado: tortura e miséria à população.


No final da sessão, o responsável pelo Cine-Clube Cauim, Kaxassa, e a dirigente estadual do MST, Neusa Paviato, realizaram uma fala sobre a importância de Ribeirão ter um espaço cultural comprometido com a sociedade, acima da preocupação puramente comercial dos cinemas de "shoppings".

Jornais do Brasil de Fato sobre as eleições presidenciais foram distribuídos a todas pessoas que estavam na sala de cinema. Além disso, os militantes do MST distribuíram os jornais nas ruas, conversando com a população sobre o que está em jogo nessas eleições.

Compartilhando das preocupações democráticas apresentadas pelos protagonistas do filme, a sessão contou com a presença da deputada estadual, reeleita pelo PT, Márcia Lia. 

"Uma noite de 12 anos" está sendo exibido todos os dias, às 20:00, no Cine Clube Cauim. Grande filme, forte concorrente a entrar no Festival de Cannes e integrar o Oscar de Melhor filme estrangeiro.


Acampados leram e distribuíram
exemplares do Brasil de Fato.

Mais fotos:













Um comentário:

Jô disse...

Excelente iniciativa

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores