Páginas
▼
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Operação Catilinárias e o golpismo Dick Vigarista!
Esse artigo é mais para fazer indagações do que qualquer outra coisa.
A pedido do Procurador-Geral da República, o STF autorizou a chamada Operação Catilinárias da PF contra Eduardo Cunha e figurões do PMDB. Dizia Cícero, o romano, há 2 mil anos: 'até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência'. Significa, então, que Janot decidiu agir diante dos inúmeros abusos de poder de Cunha?
Não sei. A operação não afasta Cunha da Presidência da Câmara, apenas realiza uma blitz de busca e apreensão atrás de provas na esteira da Lava Jato. Ela se realiza dois dias depois do fracasso das manifestações pelo impeachment e um dia após o editorial de O Globo jogando literalmente Cunha ao mar. Mesmo não afastando diretamente, essa operação desgasta ainda mais Cunha e coloca sua condição na berlinda.
Cunha se tornou um fardo ao golpismo e agora estão arranjando um jeito de colocá-lo de lado? Ou as investigações são mesmo a sério?
O ex-Ministro Ciro Gomes acredita na operação Lava Jato, apesar de algumas críticas à conduta do seu juiz responsável. Ciro acha que a Lava Jato vai chegar ao seu final punindo sim os corruptos. Eu acredito que a Lava Jato é seletiva propositalmente, serve a um objetivo não republicano, mas acredito no STF como garantidor da legalidade e acho que, além de julgar as questões da Lava Jato com isenção, no dia 16 teremos boas decisões vindas de lá, colocando a casa em ordem sobre o rito do impeachment.
É preciso aguardar um pouco para ver os desdobramentos. Mas mais uma vez Temer sai enfraquecido no seu golpe Dick Vigarista e, de carona, saem perdendo também os oportunistas e derrotados tucanos.
Tucanos e Temer, e a plutocracia paulista, se juntam para chegarem ao poder sem precisar do voto, mas tomam um pau atrás do outro.
É a carta ridícula, é a hipocrisia tucana, é a aliança com Cunha até quando foi útil, enfim.
Disso tudo há apenas uma constatação clara: o povo não está nem aprovando o governo Dilma e nem muito menos os golpistas. A política como um todo está sendo reprovada. Porém, e digo isso com toda convicção, começa a se formar um consenso na população de que Dilma é honesta, e isso é muito importante.
É claro que há um caminho difícil a ser trilhado e as armadilhas institucionais montadas à frente de Dilma para tentar cassar seu mandato são muitas, mas, diante da opinião popular, é cada vez mais verdade e positivo para Dilma que se cumpra a sua frase do segundo turno de 2014: "A operação da Polícia Federal vai seguir em frente doa a quem doer".
E até agora, com relação a isso, apenas Dilma, somente Dilma, não sentiu nenhuma dorzinha, e o povo está vendo.
Ricardo Jimenez
Nenhum comentário:
Postar um comentário