Fotos e vídeo Filipe Peres
A direção do MST decidiu na manhã deste sábado, 16/07, ocupar a Fazenda Experimentl em Ribeirão Preto.A área pertence ao Estado de São Paulo e usada pela USP para pesquisas para novos medicamentos e alimentos agro-tecnológicos.
Recentemente, o governo do Estado decidiu interromper as pesquisas e colocar várias dessas áreas a leilão para fazer caixa.
O MST, então, passa a reivindicar a área para a reforma agrária. Cerca de 250 famílias ocuparam o local hoje pela manhã.
"Nós vamos produzir aqui tecnologias sociais ligadas à agroecologia e alimentos saudáveis", disse ao blog um dos coordenadores do MST.
SITUAÇÃO CRÍTICA NO LOCAL!!
Um enorme aparato policial foi deslocado para a área. Todas as vias de acesso foram bloqueadas e a polícia ameaça invadir o local sem mandado.
O blog flagrou um caminhão do choque cortar a cerca 200 metros acima na estrada e entrar no local para fazer o cerco por trás.
Vários advogados e ativistas estão no local e há informações de que o escritor e pré-candidato a Prefeito Galeno Amorim, que tentava negociar com a polícia, foi detido e conduzido ao primeiro Distrito Policial.
Veja momento da prisão de Galeno Amorim
No final da tarde o Procurador regional conseguiu que os ocupantes deixassem o local pacificamente com o acordo de promover uma audiência sobre a possibilidade da área ser destinada a algum projeto de reforma agrária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário