Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Em Franca, Mujica defende a Pátria Grande!



                                                                        Foto: Leo Peres

Colaboraram: Léo Peres e Fábio Sardinha

Participando da XIV Semana de Relações Internacionais da UNESP, o ex-Presidente e atual senador do Uruguai, José Mujica, deu uma conferência sobre “As Relações Internacionais na América Latina”, no ginásio do Colégio Pestalozzi.



O ex-Presidente e atual senador do Uruguai, José "Pepe" Mujica deu uma conferência sobre "As Relações Internacionais na América Latina", em evento realizado pela UNESP/Franca. Durante a conferência, Mujica criticou a volta à direita que o continente latino-americano vem dando, com o ressurgimento de políticas neoliberais que retiram direitos conquistados nos últimos 15 anos da população mais carente.

Para o ex-Presidente, o caminho ao combate à política repressiva neoliberal, de desmonte do Estado, passa pelo fortalecimento de um grande bloco econômico na América Latina formado aqui, continente, que defenda os interesses a partir de uma perspectiva das necessidades do continente, uma grande integração latino-americana, como uma "Pátria Grande". Sobre isso, o senador afirmou que “se for para esperar que todo o continente se torne socialista, jamais nos uniremos”. Para Pepe, os países precisam se unir e pensar no continente como um todo.

Para Mujica, é preciso combater todo e qualquer tipo de exploração: “Todo mundo tem que trabalhar, pois quem não trabalha sobrevive às custas do trabalho do outro”, mas “todo mundo precisa ter tempo para ser feliz”.

Em sua última fala, terminando o tópico por justiça social, Pepe declarou:
“Estas coisas não são por deliberações espontâneas, são escolhas [...] E na história da civilização que nos deixam... penso que na América (Latina)... não existe muito campo para isso. Tomara que alguns de vocês, dentro de 40 anos, contemplem algo diferente”.

No final, mesmo sem citar nominalmente o golpe judicial-parlamentar que está sendo dado no país, Mujica ouviu o ginásio em coro gritar “Fora Temer!” e levantou a bandeira do MST, deixando claro de que lado está.


Nenhum comentário:

Postar um comentário