Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Entrevista exclusiva com o deputado federal eleito Alexandre Padilha!


Leia a entrevista exclusiva que o Ex-Ministro da Saúde e atual deputado federal eleito pelo Estado de São Paulo Alexandre Padilha concedeu ao Blog O Calçadão.

1. Qual sua análise e suas perspectivas após o processo eleitoral com a vitória do candidato da extrema-direita prometendo uma pauta de retrocessos nos direitos sociais aliada a uma pauta ultra-neoliberal?


A atitude irresponsável e truculenta do Presidente eleito na condução da questão do Programa Mais Médicos, antes mesmo de assumir, deixando milhões de brasileiros sem médicos em suas unidades de saúde, sem construir um plano de transição, sem discutir com parceiros internacionais da estatura da Organização Pan Americana de Saúde, mostra que o futuro governo não terá nenhum compromisso com relação aos direitos sociais, com a população mais pobre, com as políticas públicas no país.
Eu diria que o Presidente eleito combina dois grandes movimentos, um é uma tentativa quase impulsiva de cortar investimentos públicos, investimentos sociais e acabar com a ideia de direitos, como se eles não tivessem tempo a perder. Eu chamo esse movimento de neoliberalismo regressivo com um outro movimento de obscurantismo ostentação. Ele e seus seguidores têm orgulho de mostrar que são obscurantistas. Acho que nós devemos esperar um período de muita luta política e mostrar que a luta política pode conseguir vitórias. O obscurantismo ostentação combinado com o neoliberalismo regressivo (pode ser derrotado). Assim como foi feito na luta contra a censura nas escolas agora nessa legislatura, a nossa luta e a nossa mobilização podem impedir a regressão neoliberal desse governo e a regressão dos direitos sociais e individuais pelo obscurantismo ostentação.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Cantor Otto realiza show na Ocupação 9 de Julho, do MSTC, em São Paulo

Otto (50) durante seu show, ontem.
Fotos: Filipe Peres


O cantor e compositor pernambucano, Otto, 50 anos, realizou, ontem, show beneficente, na Ocupação 9 de Julho, do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro). A intenção, além da arrecadação de fundos, foi confraternizar mais um ano de lutas.

sábado, 15 de dezembro de 2018

MOVIMENTO SLOW FOOD BRASIL, POR MEIO DO PROJETO CARACOL, DESENVOLVE OFICINA E GRAVA DOCUMENTÁRIO NO ACAMPAMENTO PAULO BOTELHO, DO MST, EM RIBEIRÃO PRETO.

A chef de cozinha Adriana ministra oficina ecoculinária de biomassa de banana no Acampamento Paulo Botelho.
Fotos: Filipe Peres



Acompanhados de um nutricionista (Rafael), uma chef de cozinha (Adriana), uma produtora audiovisual (Sandra/Vagaluzes Filmes), uma ecóloga (Marina) e um educador alimentar, (Fúlvio), que tem como função realizar o fortalecimento de transições agroecológicas e CSA (Comunidades que Sustentam a Agricultura), trazendo o “Projeto Caracol: Fortalecimento, Autonomia e Participação Social de Comunidades Produtoras de Alimentos Locais”, os militantes do Movimento Slow Food Brasil, visitaram neste sábado, 15/12, em Ribeirão Preto (318 km de São Paulo), o Acampamento Paulo Botelho, situado no Assentamento Mário Lago, do MST, para trocarem experiências agroecológicas e agroalimentares com os trabalhadores rurais sem-terra.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Festa e cavalgada marcam as comemorações de aniversário da Rádio Camponesa


Cavalgada celebrou os 20 anos da Rádio Camponesa.
Fotos: Filipe Peres.

Por  Coletivo de Comunicação MST - SP
Da Página do MST


Quem chega à festa de aniversário da Rádio Camponesa e encontra toda a mística do MST presente no espaço pode não ter a dimensão do trabalho envolvido nessa comemoração, trabalho este que não se resume à última semana de preparativos, mas que traz todo o histórico de 20 anos ocupando o latifúndio do ar e rompendo as
cercas da mídia tradicional.