Páginas

sábado, 31 de outubro de 2020

MST e Rede Agroflorestal realizam ação solidária em Ribeirão Preto


MST já doou mais de 40 mil quilos de alimentos saudáveis, fruto da Reforma Agrária, na região de Ribeirão Preto desde o início do isolamento social.
Fotos: Filipe Augusto Peres


Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra doou 1,6 toneladas de alimentos saudáveis à Comunidade Vida Nova.

Nesta sexta-feira (30), o MST, junto à Rede Agroflorestal, realizou mais uma ação solidária, a terceira em três semanas. Ele doou 1,6 toneladas de alimentos orgânicos para a Comunidade Vida Nova, no Jardim Marchesi, em Ribeirão Preto.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Bolsonaro cria decreto que abre caminho para a privatização das Unidades Básicas de Saúde

 

UBS Bonfim Paulista. Decreto de Bolsonaro abre caminho para a privatização de 19 Unidades Básicas de Saúde em Ribeirão Preto.
Foto: Google Earth

No fim da tarde, Bolsonaro recuou e desfez o decreto por pressão de parlamentares. Entretanto, garantiu que pretende reeditá-lo no futuro.

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no último dia 26, em plena pandemia, tomou mais uma medida em direção à destruição do Sistema Único de Saúde. Por meio de decreto, o governante,, seguindo a agenda neoliberal de seu governo, autorizou a privatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Depois recuou e revogou o mesmo.

Igrejas e instituições filantrópicas querem ser financiadas pelo Fundeb

 

  • Home
  • Legislativo
  • Em vídeo gravado para a campanha eleitoral de Cris Bezerra (MDB), o deputado federal Baleia Rossi (MDB) pede que a candidata não vire as costas às entidades filantrópicas.


     Existe pressão na Câmara dos Deputados para que igrejas e instituições filantrópicas sejam beneficiadas com recursos do Fundeb. 

    sábado, 24 de outubro de 2020

    Após ação do MPF, mediante denúncia e luta do MST, Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) e Daerp terão que instalar rede de água e esgoto no assentamento Mário Lago, do MST, e em todo o PDS da Barra

    Produção Agrofloretal do MST no assentamento Mário Lago, além produzir alimentos saudáveis, sem o veneno do agronegócio, ainda conserva e recupera o Aquífero Guarani.
    Fotos: Filipe Augusto Peres


    Para Minitério Público Federal, a recusa do governo de Duarte Nogueira (PSDB) em implementar o saneamento no PDS da Barra colocava em risco saúde de moradores do Aquífero Guarani. 468 famílias serão beneficiadas com a decisão judicial
    .

    O governo municipal de Ribeirão Preto, sob o comando do prefeito Antonio Duarte Nogueira (PSDB/SP) sofreu uma dura derrota esta semana. A contragosto, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto terá de oferecer esgoto, saneamento básico, à população que vive e produz alimentos saudáveis no assentamento PDS da Barra, incluindo o assentamento Mário Lago, do MST. Tanto a Prefeitura como o Departamento de Água e Esgoto do município (DAERP) são obrigados a oferecem um projeto de implementação da rede de saneamento básico no assentamento rural em até 30 dias. A ordem liminar foi realizada pela 2ª Vara Federal de Ribeirão Preto e atende um pedido do MPF. O projeto será financiado pela União e terá de ser concluído em até dez meses após o convênio entre os governos municipal e federal.

    terça-feira, 20 de outubro de 2020

    Para Presidente da CONAM, Getúlio Vargas Júnior, Minha Casa Minha Vida será substituído pelo Casa Verde e Amarela de Bolsonaro e aumentará a falta de moradias para a camada mais pobre da população

     

    Comunidade das Mangueiras se reúne na Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto para tentar impedir mais uma remoção no município.
    Foto: Arquivo 08/10/2020


    Governo federal quer "transformar a moradia cada vez mais em mercadoria e menos em direito social"

    As medidas apresentadas pelo governo de Jair Bolsonaro para a questão da habitação em todo o país para diminuir os efeitos da crise no setor excluiu a Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, composta por famílias com renda mensal até R$1,8 mil. Entretanto, a maldade do governo de extrema-direita foi além: Sequer a suspensão do pagamento das prestações da casa própria durante a pandemia foi concedida a faixa que mais precisa sair do aluguel. As famílias que integram esta faixa de renda foram as únicas que não tiveram pausa nos financiamentos concedidos pelo governo federal.

    domingo, 18 de outubro de 2020

    Em Ribeirão Preto, no Assentamento Mário Lago, MST entrega Carta aos Candidatos e Candidatas às Câmara Municipal e Prefeitura

     

    Candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto e à Câmara Municipal foram apresentados à Carta do MST: A Reforma Agrária e os Municípios.
    Fotos: Filipe Augusto Peres

     Foi em um clima de reconhecimento e diálogo, respeitando as diferenças programáticas, que os candidatos do campo da esquerda neste sábado (17), no Centro de Formação Dom Hélder Câmara, localizado no Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, que o MST Ribeirão Preto apresentou aos candidatos ao cargo de vereador e de prefeito no município de Ribeirão a Carta “A Reforma Agrária e os Municípios: Carta do MST São Paulo aos Candidatos e Candidatas às Câmaras Municipais e Prefeituras”. O objetivo foi realizar um diálogo franco com os candidatos ligados às lutas populares e apresentar-lhes as suas propostas, pedindo-lhes que se comprometam com as pautas apresentadas, caso sejam eleitos.

    Participaram do encontro representantes de cinco partidos: Cidadania, PC do B, PSB, PSOL e PT.

    sexta-feira, 16 de outubro de 2020

    MST e Rede Agroflorestal doam 1500 Kg de alimentos à Comunidade Nova Vila União em Ribeirão Preto

     

    Integrantes do MST, Nivalda Alves de Jesus e Zaqueu M. Carvalho acompanharam a doação de alimentos realizada na Comunidade Vila Nova União, em Ribeirão Preto.
    Fotos: Filipe Augusto Peres


    Nesta sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a Rede Agroflorestal de Ribeirão e o MST, por meio dos assentamentos Mário Lago, em Ribeirão Preto, e Sepé Tiarajú, em Serrana, realizaram mais uma ação solidária e entregaram 1,5 tonelada de alimentos saudáveis na Comunidade Nova Vila União, em Ribeirão Preto.

    quarta-feira, 14 de outubro de 2020

    Léo Oliveira e Rafael Silva votaram a Favor de PL que pode tirar o emprego de até 5600 Servidores Públicos em todo o Estado

     

    Votação a favor do PL 529 de Léo Oliveira (MDB) e Suely Vilela (PSB) realizada na calada da noite, em São Paulo.

    Longe dos holofotes, deputados estaduais por Ribeirão Preto votaram a favor do PL 529 de João Dória nesta quarta-feira durante a madrugada. CDHU é extinta.

    Os deputados estaduais Rafael Silva (PSB) e Léo Oliveira (MDB) acabaram de votar a favor do PL 529, Projeto de Lei que entregará a instituições privadas ou simplesmente os extinguirá, acabando ou sucateando ao extremo órgãos públicos de importância vital à população.

    segunda-feira, 12 de outubro de 2020

    Ribeirão é a cidade mais violenta de SP contra famílias sem teto. A violência é a única política

     


    Semana passada, mais uma vez, a Prefeitura de Ribeirão Preto ameaçou despejar famílias de sem teto, dessa vez na comunidade das Mangueiras, zona sul da cidade. O Blog acompanhou tanto a tentativa de despejo quanto a reunião posterior quando os movimentos, ativistas, advogados e moradores conseguiram adiar a ação da Prefeitura.

    Veja as matérias




    Na Análise da Semana deste sábado esse tema foi debatido. Segundo Paulo Honório, editor do Blog O Calçadão e que há mais de vinte anos acompanha a luta por moradia em Ribeirão, "a única política pública da Prefeitura de Ribeirão Preto é a violência contra as famílias sem teto".

    Segundo Filipe Peres, fotógrafo e editor do Blog O Calçadão, Ribeirão Preto é a cidade do estado de São Paulo mais violenta contra famílias que lutam por moradia. "Enquanto a grande São Paulo teve 13 remoções forçadas durante a pandemia, em uma política do governo do Estado, Ribeirão Preto, no mesmo período, teve 9".




    Para celebrar de Dia Mundial da Alimentação no próximo dia 16 de outubro, o Slow Food Brasil lança o documentário Nhandereko.

     

    Manuela Aquino, da Direção Estadual pelo Setor de Educação do MST em entrevista para o documentário do Slow Food Brasil.
    Foto: Filipe Augusto Peres


    Experiência Agroflorestal do Assentamento Mário Lago e do Acampamento Paulo Botelho, ambos do MST, em Ribeirão Preto, são exemplificados no filme como lugares de resistência e resiliência perante a produção alimentar capitalista do agronegócio baseada em agrotóxicos e processados, priorizando o lucro e as commodities em detrimento da saúde das pessoas e a soberania alimentar dos países.

    Por Slow Food Brasil

    Nhandereko é uma viagem por lugares, realidades, utopias e temas inspiradores para estes tempos de resistência. Esta viagem inicia do princípio de tudo, com os nossos povos originários, os guaranis da aldeia do morro dos cavalos, Santa Catarina. Em seguida adentra três realidades vivas de resiliência. A comunidade de periferia urbana Chico Mendes na capital Florianópolis, onde temos a Cozinha Mãe da Revolução dos Baldinhos; a comunidade tradicional caiçara da Enseada da Baleia (Nova Enseada) que fica em Cananéia no litoral de São Paulo; e os espaços do MST, acampamento Paulo Botelho e assentamento Mário Lago situados em Ribeirão Preto (SP). 

    sexta-feira, 9 de outubro de 2020

    Segue a luta dos trabalhadores: remoção na Comunidade das Mangueiras marcada para o dia 13 está adiada

     

    Remoção que estava marcada para terça-feira (13) está suspensa até a reunião que será realizada no próximo dia 16 de outubro. Com risco de ser Tratorada pelo poder público até ontem, Cozinha Comunitária será preservada.
    Foto: Filipe Augusto Peres


    #DespejoZero

    Em reunião realizada nesta sexta-feira (9), na Secretaria Municipal da Casa Civil, em Ribeirão Preto, os movimentos de moradia conseguiram uma pequena vitória: um termo de acordo entre o poder público e os moradores da Comunidade das Mangueiras, localizada na Zona Oeste do município, foi assinado. 

    Prefeitura derruba casa na Comunidade das Mangueiras

     

    Argumentos de representantes da sociedade civil não foram suficientes para convencer o poder executivo de marcar mais uma remoção em Ribeirão Preto em plena pandemia.
    Fotos: Filipe Augusto Peres


    Ignorando os argumentos de representantes da sociedade civil, governo Nogueira realizará a remoção na próxima terça-feira

    #DespejoZero

    Eram pouco mais de 6 horas da manhã quando a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Chefe de Divisão da Fiscalização Geral Luciano José Alves da Silva, a mando do Diretor da Fiscalização Geral, Antônio Carlos Muniz, o Coronel Muniz, nesta quinta-feira (8), sem apresentar mandado judicial ou qualquer tipo de documento, sem a presença de assistente social e Conselho Tutelar foi à Comunidade das Mangueiras, localizada na região oeste do município, para realizar mais uma reintegração de posse durante a pandemia de covid-19.

    “Não é a primeira vez que estamos convivendo com esta situação. É antigo. Este ano já foram 8 ou 9 e mais uma vez eles (a prefeitura) estão aqui sem uma equipe técnica que poderia mapear a população em situação de vulnerabilidade que estava aqui, que precisam daqui”, afirmou o advogado e integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Ribeirão Preto, Douglas Marques.

    segunda-feira, 5 de outubro de 2020

    "A população de Ribeirão, de maioria trabalhadora, rejeita o Prefeito Nogueira" - Jorge Roque Pres. PT

     


    Neste sábado a Análise da Semana do Blog O Calçadão conversou com os Presidentes do PT, PSOL e PCdoB sobre as eleições municipais e os projetos para Ribeirão Preto. Para Jorge Roque, Presidente do PT de Ribeirão Preto, a esquerda precisa se colocar como a verdadeira oposição ao projeto representado por Nogueira. "A população de Ribeirão, de maioria trabalhadora, rejeita Nogueira, e tem algumas candidaturas que se travestem de oposição mas que, no fundo, têm o mesmo projeto. A única oposição verdadeira, de projeto diferenciado, é a esquerda, como o PT", afirmou Roque. "Há um risco da cidade escolher um aventureiro para ser oposição a Nogueira, mas essas candidaturas, do ponto de vista de projeto, estão no mesmo campo de Nogueira e Bolsonaro. Por isso que a esquerda precisa polarizar com essas candidaturas, fazer o enfrentamento frontal, de projeto, para deixar claro quem de fato é a verdadeira oposição".


    Assista ao vídeo completo da participação de Jorge Roque na Análise da Semana e se inscreva no nosso canal


    Jorge Roque ainda afirma que o PT apresentará nessa eleição um programa que rejeita as terceirizações, que defende o serviço público e os servidores e que propõe uma profunda democratização da administração, propiciando à população a participação direta nas decisões de governo. 

    O PT de Ribeirão apresenta uma chapa ao executivo formada pelos professores Antônio Alberto Machado e Elsa Rossi, e também uma chapa completa de candidatos a vereador(a).

    Em Ribeirão Preto, Sem Terrinhas dão início a Jornada Nacional Sem Terrinha na regional

     

    Crianças sem terrinha plantam Ipê no Assentamento Mário Lago e dão início a Jornada Nacional Sem Terrinha, em Ribeirão Preto.
    Fotos: Filipe Augusto Peres


    Jornada ocorrerá de 1 a 12 de outubro quando se encerrará com assembleia das crianças sem terrinha

    Com o lema "Sem Terrinha em Movimento Cultivando a Vida", nesta segunda-feira (5), crianças sem terrinhas do Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto,  deram início a semana da Jornada Nacional Sem Terrinha. 

    domingo, 4 de outubro de 2020

    "A esquerda precisa estar unida no segundo turno para derrotar o retrocesso" - Glauber Silva PCdoB

     


    Neste sábado a Análise da Semana do Blog O Calçadão conversou com os presidentes do PT, PSOL e PCdoB sobre as eleições municipais e os projetos para Ribeirão Preto. Para Glauber Silva, presidente do PCdoB de Ribeirão, "a esquerda precisa estar unida no enfrentamento a Nogueira e a qualquer outro projeto que represente o retrocesso. Claro que estamos com três candidaturas de esquerda concorrendo, por conta dos obstáculos da legislação eleitoral, mas estamos unidos na luta contra o retrocesso. Vamos lutar muito para que um candidato de esquerda esteja no segundo turno e lá estaremos todos juntos".


    Glauber também integra a chapa do PCdoB à Prefeitura de Ribeirão Preto tendo como candidato a Prefeito o advogado Vanderley Caixe Filho.

    "A esquerda precisa enfrentar os 50 tons de Bolsonaro em Ribeirão" - Caio Cristiano PSOL

     


    Nesse sábado a Análise da Semana do Blog O Calçadão ouviu os partidos de esquerda (PT, PSOL e PCdoB) sobre as eleições municipais e os projetos para Ribeirão Preto. Para Caio Cristiano, da Executiva municipal do PSOL Ribeirão, "a esquerda precisa agir com unidade e diferenciação nessas eleições. Unidade no enfrentamento ao que chamamos de 50 tons de Bolsonaro em Ribeirão, ou seja, as candidaturas que orbitam o bolsonarismo, como Usai, Chiarelli e o próprio Nogueira. E diferenciação a partir das características de nossos programas. O PSOL defende governar para a classe trabalhadora, por meio de conselhos populares".

    Assista ao vídeo completo da participação de Caio Cristiano na Análise da Semana do Blog O Calçadão 


    Caio ainda afirma que "a escolha de Mauro Inácio e Mayra Ribeiro foi para mostrar para a classe trabalhadora de que nossas candidaturas representam o porteiro, o vigia, o motorista de uber, os setores explorados, as mulheres oprimidas, ou seja, a maioria da população".

    "Ribeirão já errou com Darcy Vera e Nogueira, não podemos errar mais" - João Braz Pres PSOL

     


    Nesse sábado a Análise da Semana do Blog O Calçadão trouxe os presidentes do PT, PSOL e PCdoB para debater as eleições municipais e os projetos para Ribeirão Preto. Para João Braz, presidente do PSOL de Ribeirão Preto, o projeto da direita "sempre beneficia o 1%, os mais ricos" e Ribeirão, que elegeu Dárcy Vera duas vezes e Nogueira na sequência "não pode errar mais".


    Assista ao vídeo com a fala completa de João Braz e se inscreva no nosso canal do Youtube


    João Braz ainda destaca a importância da luta pelo emprego, pela distribuição de renda e afirma que o orçamento de Ribeirão Preto, de 3,5 bilhões de reais, deve ser destinado à maioria das pessoas através de um projeto de caráter popular. 

    O PSOL de Ribeirão Preto disputa a Prefeitura através da candidatura de Mauro Inácio tendo como vice Mayra Ribeiro.