Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Deputada Estadual Márcia Lia (PT/SP) faz apelo para que prefeito Duarte Nogueira suspenda as aulas em Ribeirão Preto

Márcia Lia em discurso na ALESP.
Foto: Arquivo/Mandato Márcia Lia


Deputada criticou a volta às aulas no município e pediu sensibilidade aos prefeitos de toda a região diante do aumento de casos da pandemia de covid-19.

Devido ao aumento e casos na região, a Secretaria Municipal de Educação de Araraquara decidiu suspender o início das aulas marcadas para o dia 8 de fevereiro, mesma data do início das aulas de Ribeirão Preto. De acordo com a Secretária Municipal de Educação Clélia Mara dos Santos, até o dia 1º de março haverá uma testagem em massa dos profissionais que trabalham na rede municipal infantil e fundamental. Além disso, estudantes (por amostragem) e familiares também serão testados até a nova data para que se possa traçar melhor um panorama sobre o estado sanitário da região e das pessoas para o retorno às aulas.Natural de Araraquara, a deputada estadual Márcia Lia (PT/SP) entende que o retorno às aulas em meio a pandemia é um desrespeito à vida humana.

Márcia Lia fez lembrou que a segunda os hospitais estão colapsando devido às políticas públicas implementadas pelos governos federais, estaduais e municipais.

“Nós estamos vivendo um momento de muita dificuldade no interior de São Paulo. Todas estas dificuldades estão sendo materializadas cidade a cidade por conta do corona, por conta do combate a esta pandemia que está fazendo com que as nossas UTIs sejam super lotadas, com que as pessoas estejam se contaminando com muito mais facilidade, com que sintamos a morte de muitas pessoas do nosso convívio". 

Para a deputa estadual petista não é o momento de retorno às aulas presenciais mas de proteger a vida humana.

"Eu quero dizer uma coisa para as autoridades tanto de Ribeirão Preto quanto de São Paulo, para as pessoas que estão à frente da Secretaria Estadual e Municipal de Educação: Não é momento de retornar às aulas presenciais. Onde este retorno ocorreu a gente viu a contaminação, a gente viu a propagação do vírus, isso é algo que a gente não pode permitir que aconteça. Aqui na cidade de Araraquara, o nosso prefeito Edinho tomou providências imprescindíveis, necessárias para que nós não retornássemos, as crianças não retornassem, os professores para as aulas presenciais. Foi prorrogado para o 1º de março e esta tem de ser a atitude, a orientação daqueles que tem, de fato, o compromisso com a vida humana. Nossas crianças não podem ficar à mercê de serem contaminadas e de levarem esse vírus para dentro de suas casas”.

E faz um apelo tanto ao governador João Dória como ao prefeito Antônio Duarte Nogueira para que suspendam às aulas presenciais.

"Prefeito de Ribeirão Preto, prefeitos das regiões aqui próximas de Araraquara, enfim..., Governador João Dória, o senhor que tem sido tão sensível a questão do corona vírus: essa discussão da volta às aulas presenciais é um grande equívoco, um grande erro e nós queremos, a exemplo do que aconteceu em Araraquara, pedir para as autoridades da Educação que não permitam o retorno às aulas, agora, nesse período em que no interior do Estado de São Paulo a contaminação e as mortes aumentam dia a dia. Responsabilidade é tudo o que a gente precisa neste momento.”

Veja o vídeo abaixo:



Covereador lembrou que decisão de volta às aulas não passou pelo Comitê Intersetorial

Na última segunda-feira (1), durante o programa “Análise da Semana”, do Blog O Calçadão, o covereador do mandato Coletivo Popular Judeti Zilli e diretor da Aproferp Danilo Valentim ressaltou que “não há desde o ano passado um programa de testagem em larga escala, com rastreamento e isolamento social, que tem previsão que o Comitê Intersetorial local formulou”. Danilo ainda lembrou que a decisão de volta às aulas foi tomada unilateralmente pelo prefeito Duarte Nogueira, sem a anuência do Comitê, uma vez que este não retomou as suas atividades em 2021.

“Vale lembrar, também, que a decisão de volta às aulas é uma decisão unilateral do governo municipal já que tem um Comitê Intersetorial nomeado em Diário Oficial e este comitê paralisou os seus trabalhos em 2020 com previsão de volta caso fosse necessário caso fosse necessário conversar sobre uma possível volta ás aulas, o que não ocorreu. O prefeito tomou a decisão, única e exclusivamente (de forma) unilateral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário