Pesquisa da UERJ aponta que a saída para a tragédia do bolsonarismo pode estar próxima |
Pesquisa realizada pela UERJ e publicada em entrevista na Carta Capital mostra o que esse Blog vem discutindo há muito tempo: o bolsonarismo raiz, que aqui chamamos de gado xucro, não chega a 15%. É muito? Sim. Mas não é um movimento capaz de, de novo, vencer uma eleição nacional.
Muitos do que votaram no baderneiro do Planalto em 2018 fizeram por "anti-petismo" e pela "anti-politica", fenômenos alimentados pelo golpe neoliberal de 2016.
Outro ponto da pesquisa, e que este Blog também já vem debatendo, são os motivos para a liderança de Lula nas pesquisas: a população se preocupa mais com a economia, com a situação real da vida, do que com ideologia política. Os trabalhadores estão comparando entre o desastre do baderneiro, que não trabalha e não entrega nada de concreto para a melhoria da vida das pessoas, com o período Lula, quando se tinha emprego, comida na mesa e oportunidades, principalmente de estudar e melhorar de vida.
Nesse ambiente que está se construindo, o fenômeno das fake news não terão o mesmo efeito.
É nesse sentido que as forças populares, que estão em luta pelo Fora Bolsonaro, precisam cada vez mais introduzir também a narrativa anti-neoliberal, a pauta econômica na luta, atrelando o projeto desastroso do baderneiro do Planalto ao golpe de 2016 e à toda agenda de envenenamento da política e de destruição da economia que veio depois .
Nenhum comentário:
Postar um comentário