Páginas

domingo, 5 de setembro de 2021

Projeto tucano para Ribeirão: terceirizar a educação, saúde, cultura e meio ambiente

 

Se é público, vira mercadoria

O projeto neoliberal tucano para Ribeirão Preto mostra suas garras menos de um ano da reeleição de Duarte Nogueira.

É um projeto que anda de mãos dadas com o projeto federal, tocado por Paulo Guedes, e com o projeto estadual tocado por BolsoDoria: privatizar ou terceirizar todos os direitos sociais garantidos no artigo 6o da Constituição, acabar com concursos públicos e destinar os orçamentos para garantir o lucro dos financistas, os mesmos que vão "gerir" os serviços (transformados em mercadorias) através das "Organizações Sociais", as famosas OSs.

Nogueira conduz por aqui a terceirização da Saúde ( já está passando o sistema à Fundação Santa Lydia), da Educação (por isso quer agir para ter o controle do Conselho Municipal de Educação), a Cultura (o projeto é repassar os equipamentos de cultura, incluindo os teatros, para o governo de São Paulo, através do Fábrica 4.0, um processo de terceirização) e a política ambiental (incluindo a terceirização do Morro de São Bento, a Mata de Santa Teresa, o Horto Municipal).

Se ao longo dos anos 1990 a narrativa neoliberal era de privatizar as estatais visando sobrar dinheiro para investir em saúde e educação, a narrativa de agora retirou a máscara de vez: querem privatizar tudo, incluindo a saúde e a educação.

É preciso resistir. O projeto neoliberal, introduzido há 40 anos, é um fracasso mundial. Gerador de exclusão, concentração de renda e exploração brutal do trabalho e do meio ambiente. Sem serviço público e direitos sociais teremos um futuro de pobreza e abandono.

Um direito não é uma mercadoria.

Nossa luta contra o modelo neoliberal privatista é nossa prioridade. E a luta deve envolver todos os espaços: movimentos sociais, partidos políticos, mandatos progressistas, sindicatos, associações de moradores e a Justiça.

Lutaremos contra esse projeto tucano e por uma Ribeirão desenvolvida, com inclusão social e com garantia de direitos através de um serviço público efetivo, com servidores concursados e voltados para atender a população da cidade 

Ricardo Jimenez - editor do Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário