Páginas

sábado, 20 de novembro de 2021

Manifestação marca o Dia da Consciência Negra em Ribeirão Preto

Ato começou na Comunidade Nazaré Paulista e percorreu ruas da região exigindo o fim da violência contra a população negra e periférica e pedindo o Fora Bolsonaro.

por Ailson Cunha 
para o Blog O Calçadão, 20 de novembro de 2021.

Fotos: Ailson Cunha para o Blog O Calçadão

Hoje, Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, manifestantes realizaram um protesto na periferia de Ribeirão Preto contra o presidente Jair Bolsonaro, pelo fim da violência contra a população negra e periférica, contra a fome que arrasa as famílias, por moradia digna, por saúde, educação e saneamento básico.

O Ato Nacional foi convocado pela Frente Fora Bolsonaro que reúne partidos políticos, movimentos sociais, movimentos sindicais e população em geral. Em Ribeirão Preto, o ato foi convocado pela Frente Democrática de Esquerda em conjunto com moradores de algumas comunidades da cidade. A concentração ocorreu a partir das 9h na Comunidade Nazaré Paulista.

O grupo saiu, por volta das 10h, em passeata pelas ruas da comunidade, passando por outras comunidades próximas, distribuindo panfletos e dialogando com as moradores e trabalhadores da região.

Diversas lideranças falaram junto ao carro de som para que o poder público olhe para as comunidades e populações periféricas exigindo seus direitos à saúde, educação, transporte público, saneamento básico e que não venham nas periferias somente de quatro em quatro anos pedir votos.

Para Juscilene Sena, líder comunitária e vice-presidenta da Casa da Mulher, é importante conscientizar a população sobre a defesa de moradias dignas, lembrando inclusive a campanha Despejo Zero Já, contra as desapropriações que ocorrem inclusive durante o período de pandemia desrespeitando uma decisão do STF.

Vídeo: Filipe Peres para o Blog O Calçadão

Bruna Silva, da Rede Emancipa, ressaltou a importância do ato na periferia como uma forma de resistência contra o genocídio da população negra e periférica.

Vídeo: Filipe Peres para o Blog O Calçadão

Neusa Paviato, da direção estadual do MST, lembrou que este ato é importante para denunciar as questões que envolvem as comunidades, em especial, o direito à terra e à moradia.

Vídeo: Filipe Peres para o Blog O Calçadão

O vereador Ramon Faustino, do coletivo Todas as Vozes, PSOL, lembrou que se trata de um dia de luta que se estende ao longo do mês contra uma série de violências que a população negra sofre diariamente.

Vídeo: Filipe Peres para o Blog O Calçadão

A covereadora Silvia Diogo, do Coletivo Popular Judeti Zilli, PT, lembrou que lutar pelo Fora Bolsonaro é uma luta por direitos da população negra.

Klicia, líder comunitária, lembrou que o ato é em prol das comunidades e pediu por urbanização e saneamento na comunidade. 

Mauro Inácio lembrou que a população negra está periferia e daí  a importância da realização deste ato hoje na Comunidade Nazaré Paulista.

Vídeo: Ricardo Jimenes para o Blog O Calçadão

A manifestação ocorreu de forma pacífica sem nenhum incidente. Em todo o trajeto contou com apoio dos moradores e terminou pouco depois das 11h.

Veja alguns registros do ato:

Fotos: Ailson Cunha para o Blog O Calçadão


















Nenhum comentário:

Postar um comentário