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sábado, 5 de fevereiro de 2022

Passagem: 5 reais. Vai parar por aí?

 


Este é um texto de indagações.

Ano passado o consórcio Pró-Urbano, que toca o transporte coletivo de Ribeirão Preto a partir de um contrato firmado com o Poder Público municipal em 2012, conseguiu uma ajuda de 17 milhões da Prefeitura, aprovada pela Câmara, alegando que sem isso o sistema entraria em "colapso".

Na época da votação, alguns vereadores governistas disseram que os 17 milhões seriam um "adiantamento" para o Consórcio. Eis aí o primeiro questionamento: se os 17 milhões foram um adiantamento, quando serão restituídos aos cofres públicos do município?

Ainda no período onde os 17 milhões foram votados e aprovados pela maioria governista da Câmara, teve um vereador que se comprometeu pessoalmente em, no prazo de 6 meses, cobrar a realização de uma auditoria na situação financeira do consórcio. Questionamento 2: essa auditoria já está sendo encaminhada? O prazo de 6 meses venceu em dezembro.

No segundo semestre do ano passado, o Secretário da Administração esteve na Câmara para dar explicações sobre o contrato com a Pró-Urbano e o transporte coletivo. Disse o Secretário, naquela ocasião, que a Prefeitura contrataria um "estudo" (no valor de cerca de 500 mil reais) para analisar a saúde financeira do consórcio e as alternativas para se resolver o problema grave do transporte na cidade que, segundo o próprio Secretário, seria herança da Darcy Vera. Questionamento 3: como anda esse estudo? O Secretário disse que informaria a Câmara sobre os andamentos do "estudo".

E, por último, a questão mais importante. O Prefeito presenteou os usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto neste início de 2022 com um aumento de 0,80 centavos na tarifa, saindo de 4,20 para 5 reais. Certamente isso foi por conta das reivindicações do Consórcio, que continua afirmando que opera quase que na iminência do "colapso". Dizem por aí que o Consórcio anda dizendo que precisaria de 50 milhões para equilibrar as contas e operar sem dificuldades. Pergunta: será que Ribeirão Preto vai ao longo dos próximos meses ser presenteada com uma bolsa Pró-Urbano modelo 2022? E será no valor de 50 milhões?

O pesadelo do transporte coletivo de Ribeirão Preto vai continuar em 2022 e nós estaremos de olho.

Ricardo Jimenez - editor d'O Calçadão

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