Mapa traz dados inéditos sobre a violência de Gênero
39% das mulheres procuram a delegacia após sofrerem algum tipo de violência de gênero |
Foi lançado pelo Senado no último dia 23, o Mapa Nacional da Violência de Gênero, uma plataforma pública e unificada de dados e indicadores sobre violência contra as mulheres no Brasil.
Entre as informações trazidas pelo Mapa destaca-se o índice de subnotificação policial. De acordo com a página, apesar do crescimento de denúncia policial desde 2017. Em um universo de 5.535.823 mulheres que sofreram algum tipo de violência de gênero, 39%, ou 2.134.210 mulheres, procuraram a delegacia após sofrer algum tipo de violência de gênero.
Outro dado relatado no mapa é que 25.458.500 mulheres declararam, no ano de 2023, já terem sofrido violência doméstica e familiar. Este número indica que 30% (praticamente 1 a cada 3) das mulheres já sofreram tal violência.
O trabalho é resultado de uma parceria entre o Observatório da Mulher contra a Violência do Senado, o Instituto Avon e a Organização Social Gênero e Número. O painel, para discutir os resultados da pesquisa, foi interativo e reuniu dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Conselho Nacional de Justiça, Sistema Nacional de Saúde e DataSenado.
Tenha acesso a todos os dados: https://www9qs.senado.leg.br/extensions/violencia-genero-mashup/index.html#/inicio
Para as participantes do seminário, os dados podem subsidiar as políticas públicas de combate à violência contra as mulheres. Veja o seminário de lançamento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=HHW5hZI-s80
Fonte: Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário