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terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Resultados do Pisa 2022 Revelam Estabilidade nas Médias Brasileiras em Matemática, Leitura e Ciências

Gráfico: MEC


Médias nacionais em matemática, leitura e ciências mantêm estabilidade desde 2018, conforme revela o Pisa 2022. País continua abaixo da média da OCDE.

Brasília, 5 de dezembro de 2023 — O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram hoje os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. A avaliação, conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), abrangeu 81 países, com a participação de 10.798 estudantes brasileiros de 599 escolas públicas e privadas.

Os resultados indicam que, apesar da média global da OCDE apresentar sua menor pontuação desde 2000, as médias brasileiras permanecem praticamente inalteradas desde 2018 nas disciplinas de matemática, leitura e ciências. O Brasil, representado por 73,1% de estudantes da rede estadual, obteve desempenho médio de 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências.

Em matemática, 73% dos estudantes brasileiros registraram baixo desempenho, enquanto apenas 1% alcançou alto desempenho. Na leitura, 50% ficaram abaixo do nível 2, e apenas 2% atingiram o nível 5 ou superior. Em ciências, 55% apresentaram baixo desempenho, e somente 1% obteve alto desempenho.

A aplicação digital do Pisa 2022 ocorreu no Brasil, abrangendo 81,9% dos matriculados no ensino médio, 96,5% das escolas em área urbana e 76,4% das escolas no interior. O estudo, realizado a cada três anos, concentrou-se em matemática nesta edição, explorando também domínios inovadores como Pensamento Criativo e Letramento Financeiro.

Em razão da pandemia de covid-19, a avaliação do Pisa 2021 foi adiada para 2022.

Daniel Cara usa metáfora de Cazuza para opinar sobre resultados do PISA

Para Daniel Cara, a educação brasileira está presa a um museu de grandes novidades.  O educador, cientista político , professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em sua rede social, lembrou que a Educação no país é tratada como um problema e não como direito, sendo totalmente desvinculada de um projeto de país, tendo em sua gestão pessoas que não vivenciam a escola pública, não educadoras ou educadores.



Veja os gráficos clicando aqui .


Fonte: MEC

Um comentário:

  1. Desempenho baixíssimo, também ficamos 6 anos com um desgoverno, que nunca olhou pra educação pública.

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