Páginas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Campo Unitário respalda Lula em manifesto contra genocídio na Palestina



Imagem gerada por IA


Brasília, 20 de fevereiro de 2024 - O Campo Unitário, representado pelos Movimentos Sociais do Campo, Floresta e Águas, tornou público hoje um manifesto em total apoio ao posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recentemente condenou a ofensiva de Israel na região de Gaza como um genocídio comparável ao holocausto nazista. O manifesto destaca a coragem de Lula em romper com o silêncio dos grandes meios de comunicação, inclusive no Brasil, diante da extermínio que atinge Gaza, e chama a atenção para a responsabilidade de impor limites a Israel.

O manifesto destaca a condenação do líder sul-americano às potências imperialistas por concederem licença a Israel para promover o genocídio na Palestina. Outro ponto destacado no texto, remete à incapacidade dos organismos internacionais em interromper os ataques militares de Israel, expondo o país a um isolamento internacional crescente.

Leia a carta na íntegra abaixo:

Nós, Movimentos Sociais do Campo, Floresta e Águas, denominados Campo Unitário, viemos a público manifestar nosso total apoio ao posicionamento do Presidente Lula acerca do genocídio contra o Povo Palestino na região de Gaza.

O presidente Lula foi na contramão do que defendem as potências mundiais ao tratar a ofensiva de Israel contra o Povo Palestino como um genocídio e comparar com o holocausto da Alemanha nazista contra os judeus na Europa. Lula foi corajoso em condenar a prática de extermínio na qual mais de 12 mil crianças já foram cruelmente assassinadas.


O presidente Lula, ao afirmar que “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”, rompe com o silêncio dos grandes meios de comunicação inclusive de nosso país, frente à tragédia que ocorre em Gaza. Mas também chama para si e seus pares a responsabilidade para impor limites a Israel. Assim, Lula reafirma sua posição como liderança do Sul Global e condena as potências imperialistas pela licença concedida ao Estado de Israel para promover o genocídio na Palestina.


Queremos aqui chancelar a declaração do nosso presidente, bem como defender essa posição junto às nossas bases sociais e a toda sociedade brasileira, uma vez que a parcialidade de nossos meios de comunicação não o faz. Temos que nos indignar frente a qualquer forma de ataque à vida de homens, mulheres e sobretudo à vida de crianças inocentes. Os organismos internacionais que deveriam colocar fim ao genocídio, mostram-se incapazes de parar os ataques militares de Netanyahu. A declaração de Lula escancara, portanto, o isolamento internacional de Israel, expondo para o mundo suas práticas inconcebíveis.


Por fim, reafirmamos enquanto CAMPO UNITÁRIO nosso compromisso em defesa da PAZ entre os Povos, o direito do Povo Palestino existir e ter seu território reconhecido por todas as nações do mundo. LULA TEM RAZÃO quando diz que: “Ser humanista impõe igualmente o rechaço à resposta desproporcional de Israel, que vitimou quase 30 mil palestinos e palestinas em Gaza".


Pelo Fim do Genocídio. Cessar Fogo Já!


Campo Unitário, Brasília, 20 de fevereiro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário