Neste sábado pela manhã (10h) ocorreu um ato em defesa da democracia no centro de Ribeirão Preto, na Esplanada do Theatro Pedro II.
O ato pacífico em protesto contra o governo Bolsonaro e em defesa da democracia havia sido convocado pela Frente Anti-fascista de Ribeirão Preto e teve a presença de cerca de 250 pessoas, incluindo membros de torcidas organizadas, movimentos sociais e representantes de partidos políticos como PT, PSOL e PCB.
Este Blog publicou no dia de ontem o Manifesto da Frente Anti-fascista.
Ao chegar ao local da manifestação este Blog tomou conhecimento de que havia sido concedida uma liminar, a pedido do Ministério Público, para impedir que o ato ocorresse. O pedido do MP, acatado pela Justiça, elenca alguns nomes de pessoas que de alguma forma divulgaram os atos nas redes sociais e argumenta o "momento inoportuno" de ocorrer atos de rua em plena pandemia, e cita o decreto municipal .
As lideranças ouvidas pelo Blog se colocaram criticamente com relação à liminar questionando porque um movimento pacífico, com pauta definida e medidas sanitárias não poderia ocorrer já que o comércio estava aberto e repleto de aglomerações.
No final, a coordenação do ato resolveu acatar a liminar, mesmo sem que houvessem sido formalmente oficiados pela justiça, e o ato foi dispersado por volta das 11h da manhã.
Este Blog também percebeu a preocupação dos organizadores com relação à segurança sanitária, com o uso de máscaras e esforço para o distanciamento social. Máscaras e distanciamento social, inclusive, que não foram o padrão no centro, com comércio aberto, com filas e várias aglomerações.
As manifestações de rua em defesa da democracia se iniciaram no domingo passado, principalmente com a atuação de torcedores na Avenida Paulista, e que vão sendo mantidos e ampliados nesse fim de semana, apesar das ameaças autoritárias do governo Bolsonaro e da ascensão da pandemia.
PS: Resumo do ato publicado pela coordenação do movimento e encaminhada a este Blog
Resumo do ato contra ressurgimento do fascismo, contra o racismo e pela expansão da renda básica em 06/06/2020:
Mais ou menos 250 pessoas participaram da manifestação, devidamente higienizadas, com máscaras de proteção e o respectivo espaçamento.
Estiveram presentes diversos partidos políticos, entidades de classe, sindicatos, coletivos negros, coletivos feministas, lgbtq+, torcidas organizadas e dois movimentos Antifas.
A manifestação foi totalmente pacífica, seguindo os critérios estabelecidos pela polícia militar que, inclusive, NOS DEU TOTAL APOIO, SEGURANÇA E LEGITIMIDADE ao ato.
Bandeiras tremuladas, gritos de ordem e o recado de que as ruas PERTENCEM ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE ÀQUELES QUE NÃO DEFENDEM BANDEIRAS SEPRATISTAS, SEGREGACIONISTAS E RACISTAS!
Seguimos o também o protocolo das determinações judiciais, e encerramos o ato mais cedo, para não incorrer no mesmo erro que os saudosistas do integralismo e também dos entreguistas.
Por fim, agradeço a todas e todos que nos ajudaram direto ou indiretamente.
Construiremos uma democracia dos trabalhadores e trabalhadoras, onde a PERIFERIA encabeçará esse processo.
PELO PODER POPULAR!!!
VIDAS NEGRAS IMPORTAM!!!
FORA BOLSONARO!!!!!
FORA MOURÃO!!!!!
Blog O Calçadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário