O blog O Calçadão republica post do amigo e fotógrafo Matheus Vieira sobre o informe divulgado pela direção do MST sobre a situação em torno da reivindicação da Fazenda Martinópolis em Serrana para a reforma agrária.
O blog O Calçadão se soma à luta dos companheiros do MST.
Na manhã de hoje, 400 famílias do Acampamento Alexandra Kollontai ocuparam a fazenda Martinópolis, em Serrana- SP, pela 16 vez. Embora a propriedade seja reivindicada pela Usina Martinópolis, há anos arrendada para a a Usina Nova União, ambas afundadas em dívidas, o MST exige a posse da área imediatamente.
" Nós entendemos que a fazenda pertence ao Estado há três décadas, porque a Usina Martinópolis não paga o ICMS desde então. E entra ano e sai ano, o calote continua", disse a Direção regional do MST.
O acampamento Alexandra Kollontai luta pela reforma agrária na fazenda Martinópolis há cerca de 8 anos. " A situação das famílias é indigna. Ninguém pode morar debaixo de uma lona preta, sem água potável, com alimentação escassa e vulnerável a todo tipo de enfermidades".
Capangas da Usina vem amedrontando as famílias sem terra e já agrediram trabalhadores acampados e disseram que se não desistissem da luta e fossem embora, tocariam fogo nos barracos. Mas as famílias seguem em luta. Agora, o processo está nas mãos do governador de São Paulo, Geraldo Alckimim, pronto para ser assinado.
" Esta terra é da Reforma Agrária e o Estado tem que assentar as famílias ainda hoje.
Por isso, nós não sairemos mais daqui", afirmou a Direção do MST.
Nenhum comentário:
Postar um comentário