Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Série de Reportagens: A visita de Suely Vilela ao Assentamento Mário Lago - O debate sobre a Defesa do Meio Ambiente

 

 Suely Vilela reconhece que os assentados são quem mais preservam e defendem o meio ambiente.
Foto: Filipe Augusto Peres

A segunda matéria sobre a visita de Suely Vilela ao Assentamento Mário Lago fala sobre Defesa do Meio-Ambiente. Fortalecimento do COMDEMA e cumprimento do Plano Municipal de Meio Ambiente foram temas levantados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra à candidata psbista.

No último dia 8 de novembro, a candidata Suely Vilela esteve no Centro de Formação Dom Hélder Câmara para ouvir as propostas do MST aos candidatos e candidatas à prefeitura e Câmara Municipal de Ribeirão. A candidata, agora no segundo turno, também teve a oportunidade de falar o que tem planejado para a cidade, caso seja eleita. 

Kelli Mafort, da Direção Nacional, pediu a Suely Vilela e aos vereadores do PSB que mantenham e fortaleçam os conselhos municipais vivos, atuantes, com voz nas planos de políticas ambientais do município, entre eles o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), e que o Plano Municipal do Meio Ambiente seja executado e fiscalizado.


Além disso, em sua fala, foi proposto um estreitamento na relação do MST com o horto municipal de Ribeirão Preto para a produção de mudas.

“É possível fazer parcerias, temos muita área para isso”, afirmou.

O que respondeu Suely Vilela

A candidata do PSB não respondeu se irá fortalecer os conselhos municipais, entre eles os Comdema. Também não falou sobre estreitar a relação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra com o horto municipal para a produção de mudas. Suely se preocupou mais em ressaltar a importância de se ter uma política clara de meio ambiente para a cidade e afirmou que trabalhará o tema, em um possível mandato, a partir de campanhas de conscientização junto à sociedade civil e que integrará ações das secretarias da Educação, Saúde e Meio Ambiente para debater e tratar este tema.

“Nós falamos em meu Plano de um Programa de Meio Ambiente em que precisamos minimizar os impactos. Por isso, nós queremos criar programas de Educação Ambiental nas escolas, integrando as secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente. É extremamente importante começar a conscientização nas escolas. Promover campanhas de conscientização de como descartar o lixo, de proteção ao meio ambiente, da importância do meio ambiente na nossa vida. Isto começa pelas nossas crianças. Queremos também inserir campanhas mostrando a importância do meio ambiente na família, nas indústrias, no comércio, nos diferentes segmentos da sociedade pois isto, inclusive, irá prevenir queimadas como as que ocorreram em Ribeirão Preto neste ano.

A sustentabilidade urbana consta no nosso plano de governo. Isso significa buscar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e o meio ambiente.

O microclima depende das nossas atitudes no dia a dia".


O que diz o Plano de Governo sobre os tópicos levantados

Em seu plano de governo, Suely reconhece que os agricultores familiares, os assentados da reforma agrária são os principais protagonistas da conservação da agrobiodiversidade e da promoção da soberania e segurança alimentar, reconhecendo, deste modo, a necessidade de uma economia inclusiva que os atenda "com proteção social e que garanta a conservação ambiental".

Além disso, em seu eixo 4, Comunitário Participativo, o programa fala em "estabelecer as relações com a representatividade da sociedade civil", fazendo a interlocução com os vários conselhos municipais, associações de bairro, instituições a fim de promover os debates, as avalições em busca de consensos para a criação e implementações das políticas sociais e econômicas mas não detalha como o fará.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário