Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Privatistas atacam os IFs para atacar todo o serviço público

 

O projeto em curso é o de destruição do serviço público

A jogada é conhecida. O projeto privatista, neoliberal, em curso desde a 'ponte para o futuro' de 2016 e continuado pela dupla Guedes/Bolsonaro ganha força com a ajuda da mídia empresarial e seus "especialistas" escolhidos a dedo.

O alvo de ocasião são os Institutos Federais, criados em 2008 e exemplo fundamental de uma educação pública de qualidade e que atende as comunidades em todos os cantos do país.

Já se dizia durante o governo Temer, o governo da "ponte para o futuro", que os IFs eram " muito caros". Agora, em tempos de uma reforma administrativa demolidora para o serviço público, os IFs voltam a serem alvo dos ataques privatista.

Querem privatizar o serviço público brasileiro, com o SUS e a educação pública juntos. A ideia é simples: privatiza, entrega para as empresas, encarece e elitiza o serviço e cria-se bolsas ou "vouchers" para atender aos "pobres".

E o dinheiro que sobra, vai para onde? Vai para o serviço da dívida pública, aquele que sustenta meia dúzia de magnatas rentistas que hoje, por exemplo, dão as cartas na política de preços da Petrobrás e fazem o povo pagar 110 reais em um botijão de gás.

Hoje o Brasil destina 1,3 trilhão de reais anuais para essa verdadeira bolsa rentista. Mas querem mais. A previdência pública já foi parcialmente privatizada em 2019. Agora querem a educação e a saúde, garfando mais cerca de um trilhão de reais para seus bolsos.

E o povo que se lasque. Se não tem gás de cozinha, que use lenha. Se não tem educação pública, que dispute um voucher ou vá trabalhar sem nenhum direito. Se não tem SUS, que morra 

Dados do DIEESE mostram que o Brasil tem falta de servidores públicos e que a grande maioria ganha pouco e não tem aumento salarial há anos. Porém, as poucas carreiras com altíssimos salários e benefícios, como o judiciário, as casas políticas e as forças Armadas permanecem intocadas.

É hora de reagir. O serviço público brasileiro é fundamental para o atendimento da população. E os Institutos Federais se inserem nesse padrão.

É hora de defender os Institutos Federais, o SUS e o serviço público contra o projeto privatista em curso.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário