Páginas

sábado, 13 de novembro de 2021

“Chicoto quem tem que ser chicotado”

 


 

Essa foi frase utilizada pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), para se referir aos servidores públicos quando há uma reclamação de algum cidadão. 

A expressão racista foi proferida na inauguração de um espaço em um shopping na zona sul da cidade, realizada nesta quinta-feira, 11 de novembro de 2021. Veja trecho do vídeo:



(O vídeo completo pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yV6jZo_RTeg e a expressão racista está a partir do 45min20s.)

O chicoteamento é um instrumento de tortura e castigo que foi muito utilizado durante o período de escravidão no Brasil justamente para punir os negros escravizados que se recusavam a realizar alguma tarefa, que se rebelavam ou quando eram desobedientes.

Ao utilizar essa expressão, o senhor Duarte Nogueira, assim como os senhores de escravizados, se acha no direito de tratar uma pessoa como sua propriedade que deve servi-lo e, caso não seja servido adequadamente, pode utilizar de tortura e castigo.

Em pleno mês da Consciência Negra, a expressão utilizada pelo prefeito de Ribeirão Preto, cidade que há poucos anos retirou do seu calendário a data como feriado municipal, mostra que a luta antirracista ainda é longa.

O chicoteamento é instrumento de tortura e castigo, humilhante e degradante. Racismo não é piada. Chicoteamento não é brincadeira, e ainda hoje é utilizado. Relembre um caso:

https://emais.estadao.com.br/blogs/bruna-ribeiro/jovem-e-chicoteado-em-supermercado-e-a-violencia-historica-contra-criancas-e-jovens-negros/

O outro lado

O Blog tentou contato com o setor de Comunicação do gabinete do Prefeito, mas não conseguimos. Enviamos solicitação por email mas ainda não tivemos resposta. 

Por Ailson Cunha, para o Blog O Calçadão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário