Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Nogueira quer passar a gestão da Saúde para a Fundação Santa Lydia?

 

Secretário de Saúde fala aos vereadores sobre o fechamento da UBDS central

A pergunta do título é muito importante. Tanto na educação quanto na saúde avança o projeto de terceirização do sistema de gestão pública através da presença cada vez mais forte das Organizações Sociais (OSs).

As creches da cidade já estão nesse sistema. As UPAs, também. E agora a coisa avança. 

Na proposta de fechamento da UBDS central para a criação de um centro de saúde mental há o indicativo de que será a Fundação Santa Lydia (que já responde pelas UPAs) a responsável por gerir o novo equipamento de saúde. Além disso, a unidade básica da Vila Virgínia também está sendo repassada para a Fundação Santa Lydia.

Diante disso, o Blog O Calçadão fez a seguinte postagem no Instagram: 

Prefeitura quer fechar a UBDS central e Secretário da Saúde diz a vereadores que "a demanda no pronto socorro é pequena" e que centro de saúde mental será  construído com verba de emenda parlamentar de 700 mil e gerido pela Fundação Santa Lydia.

Perguntas: o custeio do centro de saúde mental será via verbas do Ministério da Saúde? Já há todo o trâmite burocrático pronto para isso junto ao MS? O objetivo da administração Nogueira é repassar a gestão da Saúde para a Fundação Santa Lydia, num processo de terceirização do sistema municipal de Saúde?

Se a sociedade não ficar atenta, Nogueira vai implantar o Estado mínimo na saúde e educação de Ribeirão Preto.

Trocar uma UBDS por um centro de saúde mental, apesar da importância deste, é um retrocesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário