Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Movimento de Ribeirão Preto lança Manifesto em defesa da democracia

                                       
Ribeirão Preto, SP, 05 de junho de 2020.

“O movimento que produz tanto pavor nos "gorilas" surge de baixo para cima. [...] das entranhas de um povo descontente, decidido agora e recorrer à força das massas para sua unidade e organização.” Carlos Marighella, Chamado ao Povo brasileiro, dezembro de 1968.

                                                                     

Nós, a Frente Antifascista de Ribeirão Preto, São Paulo, movimento da sociedade civil organizada, integrantes de torcidas de futebol organizadas, movimentos sociais, partidos políticos progressistas; 

Nós, dos mais diversos credos religiosos, antifascistas, socialistas e comunistas, democratas, profissionais liberais e sindicatos; viemos por meio deste, apresentar nosso Manifesto Antifascista, pondo-nos na brecha em defesa da democracia, das instituições da república, em defesa das pautas populares e, em especial, nos postamos contra o presidente da república Jair Messias Bolsonaro e sua política sanitária genocida, sua necropolítica; contra o epistemicídio praticado pela Polícia Militar nos morros, na periferia, contra negros/a, LGBQT, e, neste sentido, viemos em defesa da vida e em memória da Luana Barbosa, lésbica, morta com requintes de crueldade-sadismo por milicianos na noite de uma sexta-feira, 08 de abril de 2016 na frente de seu filho de 14 anos que estava na garupa da motocicleta; em memória da ativista e vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro; em memória do adolescente João Pedro de 14 anos, vítima de um tiro de fuzil numa operação policial em São Gonçalo, RJ, enquanto brincava no quintal da sua residência; em memória da menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, morta por um tiro de fuzil que alvejou-a dentro de uma Kombi enquanto retornava à sua casa acompanhada de sua mãe, no Complexo do Alemão, RJ, 20 de setembro de 2019; em memória do valente Frei Tito de Alencar, 1945-1974, vítima da atroz ditadura brasileira, um homem de fé e das lutas pela democracia, pela defesa dos direitos humanos; em memória do jornalista da TV Cultura, Vladimir Herzog, morto pela ditatura em 1975; em memória do americano, George Floyd, negro, vítima da ação de um policial branco norte-americano, em 25 de maio de 2020; nós, em defesa da vida de brasileiras e brasileiros, dos índios, dos sem-terra, das pessoas em situação de rua, dos movimentos de moradia; contra o vassalismo das últimas reformas trabalhistas e da previdência levada a cabo pelo governo federal com apoio maciço de dinheiro púbico com fake news; em defesa da população carcerária que vive num “estado de coisas inconstitucional” (STF, ADPF 347 MC/DF, rel. Min. Marco Aurélio, 9.9.2015), viemos, diante da conjuntura político-social brasileira cada dia mais beligerante sob as ordens do presidente miliciano, Jair Bolsonaro, contra o nazifascimo cultuado e idolatrado por Bolsonaro e sua base de apoio, declarar publicamente na forma deste MANIFESTO público, assim como do ato-de-protesto a ser levado às ruas de Ribeirão Preto, conclamamos todas/os a se juntar nessa Luta: 

Lutamos pela expansão do programa de Renda Básica cidadã a todas/os brasileiros/as implementado em tempos da covid-19, a fim de garantir um mínimo de dignidade aos despossuídos e alijados pela “ditadura de cassino” (o Capital), a fim de cumprir com os objetivos da república brasileira, conforme estatuído no art. 3º, da Constituição da República de 1988; FRENTE ANTIFASCISTA – RIBEIRÃO PRETO, SP Lutamos pelo respeito à vida da população periférica trabalhadora, e aqui, damos um ROTUNDO NÃO ao RASCIMO entranhado na sociedade, nas políticas de eugenia do governo, nas ações policiais, no comportamento abjeto do sr. Sergio Augusto da Presidente da Fundação Palmares, cuja atuação e pronunciamentos apenas perpetuam a estrutura racista posta. Lembrando Angela Davis, “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.” "O racismo tem, portanto, em última instância, um conteúdo de dominação, não apenas étnico mas, também, ideológico e político. 

É por isso ingenuidade, segundo pensamos, combatê-lo apenas através do seu viés acadêmico e estritamente científico, uma vez que ele transcende as conclusões da ciência e funciona como mecanismo de sujeição(...)". Clóvis Moura, O Racismo como arma ideológica de dominação, 1994. Lutamos pela imediata restauração do programa de habitação, “Minha Casa, Minha Vida”, em favor da classe trabalhadora popular e das periferias. Nos pomos contra a política econômica ultraliberal do min. Paulo Guedes, ministro a serviço do capital-rentista, a serviço do Estado de Exceção aqui instalado com o golpe político da presidenta Dilma Roussef (2016). O fascismo é a negação da vida-em-comunidade. O fascismo advoga contra os objetivos da república inscritos no artigo 3º da Lei Fundamental brasileira de 1988. 

No fascismo não existe diálogo democrático, há somente um monólogo, uma impostura autoritária levado a cabo pelo chefe da nação, que, desrespeita as margens do jogo político-constitucional, as limitações ao poder de legislar, desrespeita a harmonia entre os poderes da república, no fascismo, o líder da nação se posta acima da Constituição Federal, não por acaso, o próprio presidente Bolsonaro declarou dias atrás num ato pró-golpe militar: “Eu sou a Constituição”, em 19 de abril de 2020. Brasil: segundo dados do Ministério da Saúde, em 03 de junho, são 584.016 contaminados nessa pandemia, 32.548 mortes. Até quando será “só uma gripezinha” – Jair Bolsonaro? Basta! Basta! Basta! 

É hora de dar fim ao ato mecânico-repetidor da imprensa, dos presidentes dos Poderes da República, e entidades da sociedade civil que se prostam contra a impostura e o autoritarismo bolsonarista e irmos às ruas combater e repelir democraticamente e pacificamente o comportamento do Presidente da República, de seus ministros como o da Educação, da Economia, do Meio Ambiente, dentre outros; a urgência da pandemia sanitária grassa as vidas da população de um lado, doutro lado, a emergência em defesa da democracia, das liberdades públicas, da cidadania, nos impele e nos põe na brecha a sairmos às ruas com vigor e temperança, levantando nossa voz contra o presidente da república. 

Notas de repúdio não irão nos salvar das ações fascistas das políticas bolsonaristas! A omissão, é uma escolha política! Escolha para o lado que ataca de maneira covarde a classe trabalhadora brasileira, se omitir agora é apoiar as medidas bolsonaristas que aproveitam do vírus para atacar as classes mais baixas da população, com medidas de extermínio e abusos no aumento da desigualdade social. Basta de omissão! É hora de agirmos, de ocuparmos às ruas dia sim e noutro também. 

Este é o tempo, camaradas! Ocupação e resistência pacífico-democrática dos espaços públicos. Tragam em vossas mentes o último suspiro de vida do FRENTE ANTIFASCISTA – RIBEIRÃO PRETO, SP nosso irmão americano, George Floyd: “Eu não estou conseguindo respirar.” Esta é a metáfora da democracia brasileira. Nosso povo não está conseguindo respirar. “Os que lavam as mãos o fazem numa bacia de sangue” "(Bertolt Brecht, “Os Fuzis da Senhora Carrar”). 

FRENTE ANTIFASCISTA

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...