Páginas

sábado, 6 de junho de 2020

Ribeirão: ato pela democracia na Esplanada neste sábado




Neste sábado pela manhã (10h) ocorreu um ato em defesa da democracia no centro de Ribeirão Preto, na Esplanada do Theatro Pedro II.

O ato pacífico em protesto contra o governo Bolsonaro e em defesa da democracia havia sido convocado pela Frente Anti-fascista de Ribeirão Preto e teve a presença de cerca de 250 pessoas, incluindo membros de torcidas organizadas, movimentos sociais e representantes de partidos políticos como PT, PSOL e PCB.



Este Blog publicou no dia de ontem o Manifesto da Frente Anti-fascista.



Ao chegar ao local da manifestação este Blog tomou conhecimento de que havia sido concedida uma liminar, a pedido do Ministério Público, para impedir que o ato ocorresse. O pedido do MP, acatado pela Justiça, elenca alguns nomes de pessoas que de alguma forma divulgaram os atos nas redes sociais e argumenta o "momento inoportuno" de ocorrer atos de rua em plena pandemia, e cita o decreto municipal .

As lideranças ouvidas pelo Blog se colocaram criticamente com relação à liminar questionando porque um movimento pacífico, com pauta definida e medidas sanitárias não poderia ocorrer já que o comércio estava aberto e repleto de aglomerações. 

No final, a coordenação do ato resolveu acatar a liminar, mesmo sem que houvessem sido formalmente oficiados pela justiça, e o ato foi dispersado por volta das 11h da manhã.


Este Blog também percebeu a preocupação dos organizadores com relação à segurança sanitária, com o uso de máscaras e esforço para o distanciamento social. Máscaras e distanciamento social, inclusive, que não foram o padrão no centro, com comércio aberto, com filas e várias aglomerações.

As manifestações de rua em defesa da democracia se iniciaram no domingo passado, principalmente com a atuação de torcedores na Avenida Paulista, e que vão sendo mantidos e ampliados nesse fim de semana, apesar das ameaças autoritárias do governo Bolsonaro e da ascensão da pandemia.






PS: Resumo do ato publicado pela coordenação do movimento e encaminhada a este Blog

Resumo do ato contra ressurgimento do fascismo, contra o racismo e pela expansão da renda básica em 06/06/2020:

Mais ou menos 250 pessoas participaram da manifestação, devidamente higienizadas, com máscaras de proteção e o respectivo espaçamento. 
Estiveram presentes diversos partidos políticos, entidades de classe, sindicatos, coletivos negros, coletivos feministas, lgbtq+, torcidas organizadas e dois movimentos Antifas. 

A manifestação foi totalmente pacífica, seguindo os critérios estabelecidos pela polícia militar que, inclusive, NOS DEU TOTAL APOIO, SEGURANÇA E LEGITIMIDADE ao ato. 

Bandeiras tremuladas, gritos de ordem e o recado de que as ruas PERTENCEM ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE ÀQUELES QUE NÃO DEFENDEM BANDEIRAS SEPRATISTAS, SEGREGACIONISTAS E RACISTAS! 

Seguimos o também o protocolo das determinações judiciais, e encerramos o ato mais cedo, para não incorrer no mesmo erro que os saudosistas do integralismo e também dos entreguistas. 

Por fim, agradeço a todas e todos que nos ajudaram direto ou indiretamente. 

Construiremos uma democracia dos trabalhadores e trabalhadoras, onde a PERIFERIA encabeçará esse processo.

PELO PODER POPULAR!!!
VIDAS NEGRAS IMPORTAM!!!
FORA BOLSONARO!!!!!
FORA MOURÃO!!!!!

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...