Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2020

ESTUDANTES DAS FACULDADES PRIVADAS DE RIBEIRÃO PRETO ACIONAM MINISTÉRIO PÚBLICO PELA REDUÇÃO DAS MENSALIDADES

Nesta terça-feira (28), foi protocolada uma representação no Ministério Público assinada pela estudante de Direito, Duda Hidalgo, pelo ex-promotor Antônio Alberto Machado e pelo Movimento Popular da Juventude em Disparada solicitando a determinação judicial de medidas que reduzam os custos das mensalidades para os estudantes e assegurem outros benefícios neste contexto de calamidade pública.

Os estudantes de Ribeirão Preto decidiram se unir pela causa da redução das mensalidades nas faculdades privadas locais em meio à pandemia. A iniciativa é composta por dezenas de estudantes de diversas instituições de ensino superior como a Barão de Mauá, a Estácio, a UNIP, a Unaerp e o Moura Lacerda através de um movimento chamado “Reduz Ribeirão”.

Antônio Alberto Machado
Nesta terça-feira (28), foi protocolada uma representação no Ministério Público assinada pela estudante de Direito, Duda Hidalgo, pelo ex-promotor Antônio Alberto Machado e pelo Movimento Popular da Juventude em Disparada solicitando a determinação judicial de medidas que reduzam os custos das mensalidades para os estudantes e assegurem outros benefícios neste contexto de calamidade pública.
Entre as reivindicações apresentadas estão:
● Não incidência de juros nem correção monetária no caso do atraso de parcelas;
● Redução em 30% do valor das mensalidades;
● Que estudantes bolsistas não percam desconto no próximo semestre, ainda que tenham que trancar o semestre atual;
● Que seja garantida a.rematrícula no próximo semestre letivo de 2020 independentemente de inadimplência, e;
● Possibilidade de trancamento do semestre sem taxação, tendo em vista que o estudante pode não cursá-lo por motivos de força maior ou por simples dificuldade de acesso à internet ou meios adequados para acessá-la impedindo o acompanhamento dos estudos de maneira remota.

Duda Hidalgo
“Com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto as faculdades tiveram uma grande redução dos custos com energia, água, manutenção do espaço e com a prestação de serviços, mas essa redução dos custos não chegou aos estudantes que seguem tendo de pagar o mesmo, em plena crise. Muitos têm sido obrigados a abandonar os estudos”, afirma Duda Hidalgo, 21, estudante de direito e uma das lideranças do movimento.
Os estudantes também alegam que a adoção abrupta do sistema de ensino remoto limita o acesso aos conteúdos, uma vez que muitos não têm acesso a um plano de internet que permita o acompanhamento satisfatório das disciplinas. Dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) apontam que a inadimplência cresceu 72,4% e que a evasão cresceu 32,5% em abril deste ano, primeiro mês de isolamento social, em relação ao ano passado.
Os estudantes ribeirão-pretanos seguem exemplos de outras movimentações bem sucedidas pela redução das mensalidades em outras partes do país. Diversas instituições de ensino já anunciaram a medida obrigadas ou não pela Justiça no Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul, Ceará e Pará.
Em São Paulo uma ação civil pública movida contra a ISCP - Sociedade Educacional S.A., garantiu a redução de 50% da mensalidade no curso de medicina na Universidade Anhembi Morumbi. Desde o início de maio desse ano, foi lançada uma petição online pela redução das mensalidades em Ribeirão Preto, atualmente contando com centenas de assinaturas e passível de ser assinada através do link: bit.ly/mensalidadepelametaderp.
Os estudantes também estão convocando um Fórum Online pela Redução das Mensalidades em Ribeirão Preto, que ocorrerá no próximo dia 1º de agosto, às 16h.

Para participar, basta enviar uma mensagem para (16) 99412-9076. Contato:
Isabela da Silva - (19) 99401-3009
Para consulta:
https://g1.globo.com/…/inadimplencia-do-ensino-superiorpriv… ponta-levantamento.ghtml https://oglobo.globo.com/…/com-inadimplencia-evasao-em-alta… -30-das-instituicoes-de-ensino-superior-podem-fechar-em-2020-24444843 https://www.migalhas.com.br/…/justica-de-sp-determina-reduc… 0-em-mensalidade-de-curso-de-medicina

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...