Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

MST e Rede Agroflorestal doam 1500 Kg de alimentos à Comunidade Nova Vila União em Ribeirão Preto

 

Integrantes do MST, Nivalda Alves de Jesus e Zaqueu M. Carvalho acompanharam a doação de alimentos realizada na Comunidade Vila Nova União, em Ribeirão Preto.
Fotos: Filipe Augusto Peres


Nesta sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a Rede Agroflorestal de Ribeirão e o MST, por meio dos assentamentos Mário Lago, em Ribeirão Preto, e Sepé Tiarajú, em Serrana, realizaram mais uma ação solidária e entregaram 1,5 tonelada de alimentos saudáveis na Comunidade Nova Vila União, em Ribeirão Preto.


A ação de solidariedade é a primeira de dez que irão acontecer no município de Ribeirão Preto durante as próximas 10 semanas. Durante este período, toda semana 1500 kg de alimentos serão entregues, totalizando 15 toneladas de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, fruto da reforma agrária.

Agrofloresteiro, integrante da Cooperativa Agroflorestal Comuna da Terra e do MST, Zaqueu Miguel Carvalho destacou a importância de levar às comunidades em estado de vulnerabilidade uma alimentação saudável, sem agrotóxico.

“Todos eles vindo do sistema agroflorestal, produzidos aqui na região: produtos saudáveis, orgânicos. É necessário que aconteça essa distribuição de alimentos porque todos merecem um alimento de qualidade, alimento saudável e produzido com sustentabilidade”.

Zaqueu ainda destacou que, além de entregar um alimento saudável, a produção agroflorestal protege e recupera o Aquífero Guarani.

“É importante a gente dizer que a distribuição de alimentos aqui, para a comunidade, vem de uma área que é recarga do Aquífero Guarani. Isso significa que a comunidade está recebendo um alimento que é produzido de forma sustentável e agroecológica.”

"A comunidade está recendo um alimento que é produzido de forma sustentável e agroecológica".


Pela Rede Agroflorestal, Marialina, destacou a quantidade de pessoas que foram beneficiadas com a ação realizada nesta sexta-feira.

“Cerca de 370 famílias foram beneficiadas com a doação de alimentos. Parte destes alimentos serão entregues diretamente às famílias e parte irão compor a Cozinha Comunitária para ajudar na preparação de marmitas que serão ofertadas aos moradores”

370 famílias serão beneficiadas.


Liderança Comunitária da Nova Vila União, Wallace Bill, destacou que a cozinha comunitária realiza a entrega de 200 refeições toda segunda, quarta e sexta-feira dentro da comunidade e que ações solidárias como a realizada neste Dia Mundial da Alimentação são de vital importância para a manutenção da produção e entrega das marmitas à população.

“É de grande importância estas ações realizadas pela Rede Agroflorestal de Ribeirão Preto e MST não só para a comunidade como para a cozinha comunitária da Nova Vila União, pois são mantimentos que nos ajudam por um bom tempo dentro da comunidade até pelas pessoas que  hoje, por causa da pandemia e da situação econômica, pelo desemprego. Hoje mesmo nós entregamos as marmitas mas sem nenhum legume ou verdura, foi apenas arroz, feijão e frango. Quando tem este complemento é muito bom, até pelo fato de serem alimentos saudáveis”.

Liderança comunitária, Wallace Bill posa para foto em meio a 1500 quilos de alimentos saudáveis doados pela Rede Agroflorestal de Ribeirão Preto e o MST.

Presidenta da Comater e integrante do MST, Nivalda Alves de Jesus destacou a luta do MST por um modelo de produção alimentar sustentável e livre de agrotóxicos, através da agroecologia e da agrofloresta.

“Nós estamos fazendo valer o Dia Mundial da Alimentação com essa parceria da Rede Agroflorestal e o MST que possui como bandeira, verdadeiramente, uma alimentação saudável, um alimento produzido sem veneno, um alimento produzido por pessoas que não correm o risco de se contaminarem durante a produção como vemos constantemente no agronegócio, que produz com veneno, onde as próprias pessoas que produzem correm o risco de adoecer. Para nós do MST é muito importante fazer parte de um modelo de produção de alimentos diferente do modelo capitalista implantado no mundo, hoje.

Desde março, início do isolamento social imposto pela Pandemia de coronavírus, somente na região de Ribeirão Preto, o MST, junto às Rede Agroflorestal de Ribeirão Preto, já doaram mais de 30.000 quilos de alimentos livres de agrotóxicos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em todo o país, neste período, mais de 3 milhões de alimentos saudáveis foram divididos com o povo mediante as ações solidárias.

Só na região de Ribeirão Preto, o MST e a Rede Agroflorestal já doaram mais de 30 mil quilos de alimentos saudáveis desde março.

Mais fotos:











Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...