Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

 1.105 mortes

Média móvel do número de mortes por Covid19 bate recorde

            O Brasil registrou na noite de ontem, 14/02, mais 647 novas mortes por Covid19, com isso o país alcançou a triste marca de 1.105 mortes diárias na média móvel de mortes nos últimos 7 dias. A média móvel é uma média que corrige as distorções dos registros que ocorrem ao longo da semana, mas que diminuem aos fins de semana. O número de 1.105 mortes diárias indica que nos últimos 7 dias morreram (7 x 1.105) 7.735 pessoas por Covid19. O recorde anterior era do dia 25 de julho quando o país enfrentava a 1ª onda da pandemia, registando naquele momento 1.097 mortes, ou seja, ao longo dos 7 dias anteriores morreram 7.679 pessoas por Covid19.

 

É importante lembrar que desde o início do ano, o número de casos e mortes vêm subindo em todo país, muito provavelmente como consequência das festividades do Natal e ano novo quando muitas pessoas quebraram o isolamento. O país registou por cerca de um mês seguido mais de 50 mil novos casos diários (entre dia 09/01 e 09/02) e registra há 25 dias uma média móvel de mortes diárias maior que 1.000 (ou seja, mais de 7.000 pessoas morrem por Covid19 ao longo de uma semana). Outro fato que é importante lembrar é a nova cepa do coronavírus registrada em Manaus e que pode ter sido o motivo do rápido aumento do número de casos naquela região levando ao colapso do sistema de saúde. Essa nova cepa vem sendo registrada em outras regiões o que pode levar outras cidades ao colapso na saúde. Enquanto isso, faltam vacinas, planejamento, logística e bom senso, mas sobram armas, descaso, incompetência e ingerência.

O Blog O Calçadão se solidariza com amigos e familiares das vítimas dessa tragédia.



Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.