Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Protegido, tucanato paulista pode aumentar seu poder?


Há uma força política espreitando o Brasil: é o tucanato paulista!

Não o clássico tucanato paulista de 1988, mas aquilo em que o tucanato paulista se transformou sob o comando de Geraldo Alckmin.

Uma força conservadora, reacionária, autoritária, privatista, elitista e umbilicalmente ligada e operacional com os interesses do grande capital.


Em meio a isso, há uma relação de profunda promiscuidade entre os interesses públicos e privados que permanece não devidamente investigada, o que mantém as lideranças dessa força protegidos e em condições de disputar ainda mais poder.

O PSDB de São Paulo governa o Estado há 24 anos e consegue, usando a força política, dominar a ALESP, onde mata na raiz qualquer resquício de denúncias ou investigações.

Com a iminente degola de Aécio, o boi de piranha, hoje a força tem uma dupla: Alckmin e Dória.

O segundo já desponta na liderança das pesquisas para o governo do Estado, colocando no horizonte a possibilidade de 28 anos seguidos à frente de São Paulo. O primeiro tem sido subestimado por muitos blogs progressistas, mas é, na minha opinião, o nome do grande capital para 2018 e estará no segundo turno.

Analisando friamente, na atual conjuntura de golpe e de repressão à esquerda, inclusive com a prisão de Lula, é possível fazer a pergunta: pode o tucanato paulista aumentar ainda mais o seu poder e instituir de vez no Brasil a volta do neoliberalismo com viés autoritário?

Sem uma unidade imediata do campo democrático, denunciando e enfrentando o golpe nas ruas e nas urnas, minha resposta é sim.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...