Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2020

O Calçadão em Dia (22/09/2020): Florestas estaduais de Batatais, Cajuru e Bebedouro estão ameaçadas com a extinção do Instituto Florestal

 


Ribeirão Preto

1. Ministério Público Federal (MPF) entra com ação contra o INCRA, a Prefeitura e o Daerp cobrando saneamento básico no assentamento rural PDS da Barra (antiga Fazenda da Barra) em Ribeirão Preto. A região de 1790 hectares se tornou de interesse social por ato da Presidência da República em 2004 e centenas de famílias vivem no local, muitas produzindo alimentos, como no Assentamento Mário Lago, pela técnica agroflorestal. Acontece que a área é, ao mesmo tempo, localizada em Ribeirão Preto mas é de domínio federal. Assim, os poderes públicos vão empurrando os problemas com a barriga enquanto as famílias sofrem com falta de assistência de saúde, educação, mobilidade e saneamento básico. O MPF chama esse jogo de empurra de "omissão da União e da Prefeitura" para com as famílias do local e dá 30 dias de prazo para que INCRA e Daerp apontem um projeto de saneamento. Bastaria um mínimo de investimento público no local, não só de infraestrutura mas também voltado para a produção de alimentos, para que o PDS da Barra se tornasse o grande centro de alimentação saudável de Ribeirão Preto. Tudo é uma questão de projeto e prioridade.

2. Número de mortes têm tendência de queda mas contaminações têm tendência de alta em Ribeirão. A Secretaria Municipal da Saúde confirmou mais sete mortes por covid-19 no final de semana em Ribeirão Preto, segundo as três últimas edições do Boletim Epidemiológico, e o município pode chegar a 700 falecimentos ainda neste mês. Nesta segunda-feira, 21 de setembro, a cidade somava 689 vítimas fatais do novo co-ronavírus, alta de 1% em relação às 682 de sexta-feira (18). Os óbitos ocorreram em período de 72 horas, entre quarta (16) e sexta-feira (18). A tendência voltou a ser de queda na comparação semanal. Entre 7 e 13 de setembro, ocorreram 47 mortes na cidade, média de quase sete falecimentos por dia (6,7).


São Paulo

1. A florestas estaduais de Batatais, Bebedouro e Cajuru estão ameaçadas com a extinção do Instituto Florestal, caso o PL 529 seja aprovado na ALESP pelo governo de João Dória. De acordo com o PL a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente propôs a transferência automática de todas as áreas administradas pelo IF para a Fundação Florestal. Entretanto, não há motivos econômicos para a extinção do IF, uma vez que este arrecada R$18 milhões por ano.O Instituto Florestal, na região de Ribeirão Preto, responde por 6 áreas protegidas, somando mais de 4.500 hectares de Mata Atlântica e Cerrado. Tendo o clima seriamente afetado pelas constantes queimadas ocasionadas pela monocultura da cana, as áreas têm um valor importante para a conservação da água, o melhoramento do clima, estabilidade da biodiversidade e continuação do sistema ecológico. A privatização do Instituto também prejudicará as várias pesquisas realizadas nessas áreas. Um exemplo claro de risco ao meio ambiente é o que poderia acontecer à Floresta Estadual de Batatais, caso o seu sucateamento e consequente privatização seja colocado em prática. De acordo com o próprio relatório retirado do site do Instituto Florestal, para mostrar a importância da floresta para a conservação da biodiversidade regional, o documento mostra que a área protegida abriga, "pelo menos 46% das espécies da avifauna já encontradas no município".


22 de setembro de 2020: 632º dia do desgoverno Bolsonaro

1. Bolsonaro transforma o púlpito da ONU no cercadinho do AlvoradaConfira abaixo uma sequência de tuítes que mencionam as mentiras de Jair Bolsonaro em seu discurso na 75º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU): MENTIRA 1 – “O Brasil concedeu auxílio emergencial em parcelas que somam aproximadamente 1000 dólares para 65 milhões de pessoas” Na verdade, ele queria que fosse de 200 reais, o que não dá 50 dólares. Os 600 reais, são pouco mais de 100 dólares; MENTIRA 2 – “Destinou mais de 100 bilhões de dólares para ações de saúde, socorro a pequenas e microempresas, assim como compensou a perda de arrecadação dos estados e municípios” Na verdade, boa parte desse dinheiro não chegou aos estados e municípios; MENTIRA 3 – “Assistiu a mais de 200 mil famílias indígenas com produtos alimentícios e prevenção à COVID” Na verdade o governo permitiu a entrada de garimpeiros e de queimadas em terras indígenas, causando um verdadeiro genocídio na população indígenasMENTIRA 4 – “Estimulou, ouvindo profissionais de saúde, o tratamento precoce da doença” Na verdade, ele se referia ao uso da cloroquina, que a maioria dos profissionais de saúde é contra o uso, assim como a ciência; MENTIRA 5 – “No Brasil, apesar da crise mundial, a produção rural não parou. O homem do campo trabalhou como nunca, produziu, como sempre, alimentos para mais de 1 bilhão de pessoas” Na verdade, para os brasileiros, o saco de 5kg de arroz está 40 reais; MENTIRA 6 – ” Nosso agronegócio continua pujante e, acima de tudo, possuindo e respeitando a melhor legislação ambiental do planeta” Na verdade, a Amazônia, o Cerrado e principalmente o Pantanal estão ardendo em chamas com conivência do governo; MENTIRA 7 – “Em 2019, o Brasil foi vítima de um criminoso derramamento de óleo venezuelano, vendido sem controle, acarretando severos danos ao meio ambiente e sérios prejuízos nas atividades de pesca e turismo” Essa fala não tem nenhum embasamento.


Prensa Latina: principais notícias da América Latina

1. Líder socialista Diosdado Cabello alerta sobre planos de violência na VenezuelaO primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, advertiu hoje sobre supostos planos dos setores da oposição, com o apoio de fatores externos, para gerar violência e desestabilização. Em declarações à mídia, Cabello mencionou relatórios de inteligência referentes a movimentos que sugerem possíveis ações de sabotagem contra instalações estratégicas e empresas do Estado venezuelano. O líder socialista apelou à população, especialmente ao PSUV e aos partidos aliados ao Grande Polo Patriótico, para que exercessem uma extrema vigilância popular e permanecessem atentos a qualquer foco de violência conduzido por agentes inescrupulosos nas comunidades. 'Pedimos a nosso povo que assuma esta tarefa com grande responsabilidade, que sejamos capazes de notificar imediatamente quaisquer eventos irregulares', disse Cabello, salientando a importância de garantir a paz diante das eleições legislativas programadas para 6 de dezembro. Ele também informou sobre a próxima instalação de um comando especial para responder imediatamente a quaisquer irregularidades relatadas pela inteligência popular.

2. Trump está desesperado, afirma Chanceler de CubaO chanceler cubano Bruno Rodríguez afirmou hoje que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está desesperado e se esconde diante da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Ele disfarça na Assembleia Geral que manipula a Covid-19 e a vacina, o protesto social, os assassinatos de afro-americanos, a privação de voto e o voto duplo, escreveu ele em sua conta no Twitter. 'Ele vai ver se reconhece o resultado eleitoral', acrescentou o chefe da diplomacia do país das Índias Ocidentais, aludindo aos debates sobre um cenário em que Trump foi derrotado nas eleições presidenciais de 3 de novembro. Mais de 200 mil mortos, sacrificados no altar de sua campanha eleitoral, explicou Rodríguez ao se referir aos números das vítimas da pandemia Covid-19, que naquele país afetou 6,7 milhões de pessoas.


Neoliberalismo, um fracasso de 40 anos. Neste espaço o Blog O Calçadão traz artigos, vídeos, estudos de economistas, políticos e cientistas sociais mostrando que o neoliberalismo, vendido há 40 anos como o pensamento único, é na verdade um grande fracasso mundial.

Neoliberalismo vive fase autoritária porque concentra renda

MENTIRA 1 – “O Brasil concedeu auxílio emergencial em parcelas que somam aproximadamente 1000 dólares para 65 milhões de pessoas” Na verdade, ele queria que fosse de 200 reais, o que não dá 50 dólares. Os 600 reais, são pouco mais de 100 dólares.


Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.