Páginas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Conselheiras Tutelares tomam posse em Ribeirão Preto

 

Ao todo, 14 conselheiras e 1 conselheiro tomaram posse.
Fotos: Filipe Augusto Peres/ Blog O Calçadão 

Novo Conselho Tutelar toma posse com imensos desafios para o próximo quadriênio 


Referente às eleições realizadas no dia 1º de outubro de 2023, conselheiras e um conselheiro tutelares de Ribeirão Preto tomaram posse nesta quarta-feira (10) em cerimônia realizada na 12ª Subseção da OAB de Ribeirão Preto. A cerimônia foi conduzida por Danilo Nunes, Chefe de Seção de Assistência Judiciária da SEMAS.

Do total, apenas um homem foi eleita, contra quatorze conselheiras. A partir deste ano, com a inauguração de uma nova sede, as conselheiras tutelares dos Conselhos 1, 2 e 3 estarão localizadas em uma nova sede,  na rua Floriano Peixoto, 811

Nova sede já começa com falta de funcionário

Entretanto, já no 1º dia, a sede começará a funcionar sem o funcionário administrativo. De acordo com as conselheiras, o antigo funcionário foi chamado no setor de informática da prefeitura e, até o momento, 

De acordo com uma conselheira, esse funcionário tem a responsabilidade de receber as notificações e repassá-las às conselheiras/os, além de outras questões como distribuição de documentos, leitura de e-mails encaminhados por órgãos ao CT entre outras funções.

Falas

Patrícia Neri destacou a centralização do Conseho. A conselheira lamentou a desterritorialização das conselheiras e considerou um desafio a nova configuração administrativa.



Carmem espera que o novo Conselho consiga sanar boa parte dos desafios apresentados.



Édie Maria Fernandes e Rosimere Honório, em suas falas, chamaram atenção para a necessidade de criação do Centro de Referencia de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual e apresentaram os argumentos nos vídeos abaixo.


Rosimere, assim como Patrícia Neri, também destacou a necessidade de apoio do município à formação às conselheiras.


A mesa

Durante a cerimônia, compuseram a mesa: Renato Querino, presidente do CMDCA, Jean Alex dos Santos, diretor da diretoria regional de assistência e desenvolvimento social do estado, Glaucia Berenice, secretária de assistência social, Alessandro Hirata, secretário da Casa Civil, Isaac Antunes, presidente da  Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Luís Henrique Paccagnella, promotor de justiça da infância e juventude, Elton Ramos, presidente da comissão de direito da criança e adolescente da OAB, João Manoel Belém, conselheiro tutelar.

Alessandro Hirata, Secretário da Casa Civil, fala durante abertura do evento.


Reclamação 

Mesmo com 14 mulheres sendo eleitas, a mesa convidou para representar o Conselho recém eleito o único conselheiro homem aprovado nas urnas. Este fato gerou reclamação de algumas conselheiras.

Fotos

Todas as fotos, vídeos, assim como esta matéria, podem ser utilizadas livremente desde que a assinatura “Blog O Calçadão” seja devidamente creditada.



























Nenhum comentário:

Pânico em RS

  A boiada boia Imagem gerada por IA a descoberta