Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2024

ENCONTRO DAS COOPERATIVAS, ASSOCIAÇÕES ASSENTAMENTOS E ACAMPAMENTOS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO


Encontro reuniu mais de 100 pessoas
Foto: Filipe Augusto Peres/ Blog O Calçadão 


Organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e apoiado pela CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), aconteceu neste sábado (27), na CEAGESP/Ribeirão Preto, o Encontro das Cooperativas, Associações, Assentamentos e Acampamentos da Região de Ribeirão Preto.

Com o objetivo de construir um debate em torno das políticas públicas de desenvolvimento produtivo e de mercado junto ao poder público e os diversos setores da sociedade entre as organizações coletivas dos assentamentos da região metropolitana de Ribeirão Preto, o encontro começou com uma mística celebrando os 40 anos do MST, sua luta pela reforma agrária popular e todas as construções coletivas do Movimento que a circundam.

 




Logo após, começou uma mesa de debates a qual integrou pelo MST Joice Aparecida Lopes, da Direção Estadual pelo Setor de Produção, Diogo Mazin, articulador polítco do projeto de transição agroecológica da Região Bauru, do INCRA, Leandro Pagliotto, gerente do entreposto CERIB/CEAGESP e Luiz Zucchi, assessor do Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) Paulo Teixeira. A mesa foi coordenada por Nivalda Alves Jesus, da Direção Estadual do MST pela região de Ribeirão Preto e presidenta da COMATER (Cooperativa Agroecológica Mãos da Terra) e Joaquim Lauro Sando, da Direção Regional do MST pelo setor de produção.

Durante todo o Encontro, assentados da reforma agrária e acampados montaram suas barracas e comercializaram seus produtos aos presentes.

Produtos da Reforma Agrária 


Joice Aparecida Lopes, da Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, destacou que nos 40 anos do Movimento, o MST assume como uma de suas tarefas organizar a produção, os sistemas cooperativistas para produzir comida de verdade, sem o uso de agrotóxicos, levando-a para quem de fato precisa.




Também da Direção Estadual do MST, Luciano Botelho, em sua fala afirmou que deve haver um planejamento por parte do poder público para garantir a infraestrutura necessária nos assentamentos, pois as debilidades afetam diretamente a capacidade produtiva das famílias, dificultando a organização da cooperação, já que “estão mais tentando sobreviver face ao descaso das esferas de governo”


Outra ponto destacado em sua fala foi a necessidade da continuidade da articulação entre as organizações que participaram do encontro, para demonstrar força coletiva em uma agenda de reivindicações junto ao poder público, bem como construir soluções conjuntas para os desafios que afetam o cooperativismo, principalmente na reforma agrária.


Luciano Botelho destacou a necessidade de que se continue as articulações entre as organizações.


Entre as autoridades de Governo, estiveram presentes no Encontro a Superintendente do IBAMA no Estado de São Paulo, Perla Muller, a deputada estadual Márcia Lia (PT) e a vereadora Duda Hidalgo (PT), além de representantes dos mandatos dos deputados/as estaduais Professora Bebel (PT), Guilherme Cortez (PSOL), Luiz Cláudio Marcolino (PT). 


Rodas de Conversa


Após a mesa de debates, as pessoas presentes realizaram rodas de conversa divididas em 5 grupos em que, cada roda, elaborou um relatório apontando necessidades e propostas de políticas públicas aos representantes do poder executivo e legislativo presentes. 


Falas


Leandro Pagliotto, gerente do entreposto CERIB/CEAGESP explicou que o Encontro surgiu de uma visita de representantes de cooperativas, acampamentos, assentamentos e associações à CEAGESP onde discutiu-se a possibilidade da realização de uma feira como forma de escoar a produção regional de agricultores familiares e agroflorestais.


 


Supervisor da Fundação ITESP/Regional Norte, Luís Olímpio de Souza Janeiro parabenizou a CEAGESP Ribeirão Preto,  MST, as cooperativas e associações de produtoras/es da região pelo Encontro. Janeiro ainda falou sobre a criação de uma “CEAGESP da Agricultura Familiar” e explicou um pouco o projeto surgido a partir da organização coletiva da classe trabalhadora.



Em sua fala, o Articulador Político do Projeto de Transição da Região de Bauru pelo INCRA, Diogo Mazin ressaltou que o  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária passa, atualmente, por um período de reconstrução das políticas públicas voltadas para a reforma ágraria. Mazin destacou que, dentro desta reconstrução, o INCRA do Estado de São Paulo assumiu a agroecologia como um dos pilares de desenvolvimento dos assentamentos paulistas.




O encontro ainda contou com a participação de representantes de partidos políticos, entidades organizadas da sociedade civil e militantes do campo progressista.


Produtores levantaram as necessidades e propuseram soluções aos representantes do poder público.

 

Veja o vídeo da mesa de debates na íntegra link abaixo


Encontro das Cooperativas, Associações, Assentamentos e Acampamentos da Região de Ribeirão Preto


Fotos


Todas as fotos podem ser reproduzidas desde que respeitado o contexto situaciinalem que foram produzidas e contenha os créditos, as assinaturas Blog O Calçadão/Filipe Augusto Peres. 


























































































Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...