Mais de 50% do eleitorado apto a votar em Ribeirão Preto são mulheres, possuem ensino médio completo e tem menos de 45 anos de idade.
O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, divulgou no dia 19 de julho, as estatísticas do eleitorado apto a votar em todos os municípios do país. Em Ribeirão Preto, o número de eleitores aptos é 477.595, crescimento de 8,1% em relação a 2020 (441 mil eleitores), ano da última eleição municipal. São 35 mil eleitores a mais que em 2020. Esse é o maior crescimento percentual desde 2008. Veja tabela com dados das últimas eleições municipais:
Tabela 01: Eleitores aptos em Ribeirão Preto por eleição municipal desde 2000.
Fonte: TSE, organização do autor.
Esses eleitores estão distribuídos em 4 zonas eleitorais (108, 265, 266 e 305) e em 131 locais de votação. O crescimento no eleitorado ocorreu em todas as Zonas Eleitorais do município, porém foi maior na Zona 305 (que pega parte da zona sul e leste da cidade) refletindo o crescimento populacional naquelas regiões. Ainda assim, a Zona Eleitoral 265 continua sendo a maior de Ribeirão Preto, mas deve ser superada pela Zona 305 já no próximo pleito.
Tabela 02: Eleitores aptos em Ribeirão Preto por Zona eleitoral em 2020 e 2024*.
Fonte: TSE, organização do autor.
* Em 2018, houve extinção de uma zona eleitoral (322ª) e remanejamento de seções eleitorais para as demais Zonas o que impossibilita comparação com eleições anteriores.
O maior local de votação da cidade continua sendo o Colégio Marista (108ª Zona) com 8.493 eleitores aptos a votar. Já o menor local é a E. E. jovem Felipe Gui Rocha (305ª Zona) com 256 eleitores aptos a votar. Veja os 20 maiores locais de votação da cidade:
Tabela 03: Eleitores aptos em 2024 nos 20 maiores locais de votação em Ribeirão Preto.
Fonte: TSE, organização do autor.
O TSE também divulgou o perfil desse eleitorado no que se refere ao gênero, estado civil, faixa etária, grau de instrução. No que se refere ao gênero, em Ribeirão Preto, as mulheres são maioria do eleitorado, representando 54%. São quase 40 mil mulheres eleitoras a mais que homens eleitores.
Tabela 04: Eleitores aptos (2024) em Ribeirão Preto por gênero.
Fonte: TSE, organização do autor.
No que se refere ao grau de instrução, o TSE subdivide em 8 categorias: Analfabeto, Lê e escreve, Ensino Fundamental Incompleto, Ensino Fundamental Completo, Ensino Médio Incompleto, Ensino Médio Completo, Ensino Superior Incompleto e Ensino Superior Completo. Para fins de divulgação e facilidade de leitura fizemos a junção da categoria ES Incompleto com a categoria EM Completo, subentendo que o eleitor com ES incompleto tem o EM completo. Da mesma forma juntamos a categoria EM incompleto com EF completo. Por fim, agrupamos em uma categoria outros, os eleitores com EF incompleto, analfabeto e aqueles que apenas leem e escrevem. Assim, em Ribeirão Preto, 36% do eleitorado possui o Ensino Médio Completo e 15,4% possui o Ensino Superior Completo. Por outro lado, aproximadamente 22% dos eleitores aptos a votar no município não possuem sequer o Ensino Fundamental Completo
Tabela 05: Eleitores aptos (2024) em Ribeirão Preto por grau de instrução.
Fonte: TSE, organização do autor.
Em relação à faixa etária, diferente de anos anteriores, o TSE divulgou o número de eleitores em 8 faixas de tamanhos diferentes o que dificulta a comparação entre as faixas. Pelos dados divulgados, a faixa com o maior número de eleitores é entre 45 e 59 anos (intervalo de 15 anos), diferente de outras faixas com intervalos de 10 anos. (Em anos anteriores, o TSE divulgava faixas de 5 anos o que permitia um agrupamento). Cabe ressaltar que a cidade tem 1.423 eleitores com 16 e 17 anos, idades em que o voto é facultativo. Além disso, são 58,4 mil eleitores acima de 70 anos de idade, faixa etária em que o voto também é facultativo.
Tabela 06: Eleitores aptos (2024) em Ribeirão Preto por faixa etária.
Fonte: TSE, organização do autor.
O 1º turno da eleição ocorre em 5 de outubro e os eleitores irão votar para prefeito e vereador. Conhecer o perfil desse eleitor tanto na cidade é importante para que os candidatos possam realizar suas campanhas de maneira mais efetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário