Páginas

sábado, 18 de abril de 2015

Ribeirão Preto: sem rumo há 2 décadas!


O blog O Calçadão, de maneira absoluta, não entra no jogo fácil de malhar a Prefeita de Ribeirão Preto. Nós do blog O Calçadão acreditamos que Dárcy Vera é apenas mais um capítulo infeliz na política de Ribeirão Preto, uma cidade dirigida por grupelhos e sem rumo há quase 20 anos.

Nós não contamos com "informantes" para dar "furos", não contamos com estrutura para fazer plantão na Prefeitura e na Câmara e nem temos patrões que nos pagam para "falar mal da prefeita" (ginástica preferida da imprensa local e de políticos oportunistas).

Não. Nós não precisamos disso para fazer uma análise sobre a realidade: Dárcy Vera não chegou ao Rio Branco sozinha e sozinha não governou!

Essa semana seu Secretário de Governo, Geraldo Ceoldo (que mora no ABC paulista), pediu demissão após brigas internas com outros secretários de primeiro escalão. Ceoldo já é velho conhecido nas administrações ribeirãopretanas, desde Jábali (há outros casos como o dele, de "profissionais" dos cargos).

Ao mesmo tempo, o PMDB começa a desembarcar do ônibus cor-de-rosa já aprontando seu movimento rumo às eleições do ano que vem. Como em administrações passadas, o PMDB comandou pastas importantes, como a Infraestrutura, a Cohab e a Coderp. Além dos já tradicionais cargos na Educação (estes nunca são entregues).

Dizem que a dívida da cidade beira os 700 milhões de reais, entre encargos para rolar a máquina e empréstimos federais para obras de infra-estrutura e mobilidade urbana.

A impressão que se tem ao ver as brigas internas entre secretários, a "saída" do PMDB e a informação sobre as dívidas (70 milhões com o IPM, 14 milhões com fornecedores e 27 milhões com a Coderp, entre outras) é a de um governo em fim de mandato, restando ainda mais de 1 ano e meio para isso.

Mais um, aliás. Pois o mesmo ocorreu com os governos de Jábali, Gasparini e o de Palocci/Maggioni (que mal começou).

Já escrevemos aqui várias vezes sobre Ribeirão Preto ser uma cidade excludente. Mas não é excludente apenas socialmente, é também politicamente.

Temos uma elite "zona sul" que faz passeatas anti-Dilma mas que não briga com a Prefeita, até porque a sua "zona sul querida" é a única região para onde a administração de fato olha e investe. Temos uma maioria esmagadora da população morando nos bairros populares repletos de problemas e esquecidos, enfrentando um dos piores transportes públicos do Brasil para ir e voltar do trabalho. E temos uma elite política que só sabe olhar o próprio umbigo e se preocupa, apenas, em garantir a sua reeleição e a manutenção de seus cargos. Elite política que sobrevive alinhada ao financiamento empresarial de campanhas, caríssimas e impeditivas para candidaturas vindas do povo.

Por isso que em Ribeirão Preto há em demasia o seguinte tipo de grupo político-empresarial: o governista (independente de quem seja o/a Prefeito/a). Até a próxima eleição, onde haverá uma nova rearrumação caça-votos.

É fato e justo que se aponte que a situação dos municípios é bastante complicada nos últimos 20 anos. Desde 1994 que o governo central concentra renda para bancar os pagamentos de juros ao capital e retira recursos dos orçamentos municipais. Os problemas de infra-estrutura e de gestão dos municípios são graves no Brasil todo. Mas uma cidade do tamanho e importância de Ribeirão Preto merecia ter uma elite política mais qualificada e mais enraizada politicamente nos movimentos populares.

Vamos recordar?

Em 2008, Dárcy venceu Gasparini pelo DEM, com apoio do PPS, PR e do PMDB. Em 2012, Dárcy venceu Nogueira pelo PSD (de Kassab), com o apoio do PPS, PSB, PR, PCdoB, PP e PMDB. Os vereadores Maurílio Romano, Giló, André, Genivaldo, Zanferdini, Cícero, Capela, Valter Gomes, Bebé, entre outros (incluindo o atual deputado estadual Léo Oliveira), formam o núcleo da base de apoio da Prefeita, inclusive com partidários ocupando cargos no Executivo.

Em uma administração, todos são eleitos juntos, governam juntos, devem dividir a responsabilidade juntos. A desinformação não é o jogo de O Calçadão, portanto, é preciso dar o nome aos bois.

Há quase 20 anos a cidade de Ribeirão Preto não tem um projeto. Todos os Prefeitos fracassaram. A cidade fracassa todo dia. Dárcy Vera sempre fez parte, como vereadora, do mesmo grupelho político que se alterna no comando do orçamento da cidade. Foi eleita com seu tradicional discurso despolitizado e assistencialista. A culpa é de todos, inclusive do PMDB.

O PSDB e o PT (que é tímido nas críticas à Dárcy por esta ter o apoio do Planalto), que rivalizam em nível nacional há 20 anos, também têm responsabilidades. O que restou da última passagem do PT pelo poder municipal entre 2000 e 2004? E o PSDB, tem mais a oferecer do que o ruralista Nogueirinha ou o "mais do mesmo" Gasparini?

Uma cidade onde o povo não participa da política, onde os conchavos de gabinete só servem para alimentar fofocas na imprensa e onde não existe nenhuma participação crítica ou propositiva vindas de instituições como universidades, sindicatos, conselhos populares, não tem futuro.

Se aproximam as eleições de 2016 e nós de O Calçadão acreditamos que será mais uma eleição onde os mesmos irão se engalfinhar de olho no "endividado" Rio Branco.

E a população? Bom, a população continuará sacudindo dentro dos ônibus.

Ricardo Jimenez

obs: quer saber mais sobre nossa posição em relação à política municipal? Então leia: Nova Entrada do Parque Curupira, A Transerp Serve pra Quê?, Quanto vale um vereador?, A Fiúsa Vale mais que a D. Pedro?, Ribeirão Parou no Pãozinho Francês?, Teatro Pedro II 84 anos, e aí?, Infraestrutura, o Patinho Feio Essencial, entre outros!

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...