Páginas

sábado, 26 de agosto de 2017

Comunidade Nazaré Paulista se mobiliza na luta por moradia no Jd. Aeroporto!

Fotos Filipe Peres

Neste sábado a comunidade Nazaré Paulista, no jardim Aeroporto, se reuniu em assembleia de moradores para deliberar sobre o futuro da luta por moradia e da própria comunidade.


Segundo José Augusto, líder comunitário, a assembleia deliberou sobre se a comunidade se mobilizaria ou não para pressionar a Prefeitura para que abra um cadastro inserindo as famílias locais nos programas sociais de moradia popular, como o Minha Casa Minha Vida.

"Nós precisamos nos mobilizar para garantir nosso direito a uma moradia digna. Só queremos isso. Dialogar com o poder público para que busque uma solução. Ou regulariza esta área ou coloque as famílias em programas de moradia popular", resumiu José Augusto.



A situação da Nazaré Paulista é complicada. A ocupação já ocorre há 4 anos em uma área particular ao lado do aeroporto Leite Lopes. Já a pedido de reintegração de posse, mas a defensoria pública busca uma solução negociada para as mais de 200 famílias do local.

Segundo Marcos Sérgio, líder do Movimento contra a internacionalização do Leite Lopes e colaborador do blog O Calçadão, "a Nazaré Paulista exemplifica toda a situação em que se encontram os bairros do entorno do aeroporto. A falácia da internacionalização, que já dura 20 anos, expulsou os investimentos e criou vazios urbanos ocupados pelas famílias sem-teto. É preciso encontrar uma solução social para o problema".


Na votação, as  famílias decidiram pressionar pelo cadastro, buscando diálogo na Prefeitura e na Câmara de vereadores.


A questão do déficit de moradia é um dos mais graves problemas sociais de Ribeirão Preto, que já conta com mais de 80 núcleos de ocupações e favelas. Há várias reintegrações de posse aguardando para serem executadas e há, recentemente, denúncias de truculência por parte do poder público municipal com relação às ocupações.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores