Páginas

domingo, 17 de setembro de 2017

Com o Tema "Saúde é política: Há uma grande desordem sob o céu", MST/Ribeirão Preto marca presença no Pré-Congresso Paulista de Saúde Pública

Liderança do MST, Neusa Paviato fala das experiências exitosas de reforma agrária do MST/Ribeirão Preto na região.
Fotos: Filipe Peres e Bob.

A Associação Paulista de Saúde Pública está planejando o décimo quinto Congresso Paulista de Sáude Pública, mas influenciada pelo Golpe jurídico-midiático-civil de 2016, entre os dias 14 e 16 de Setembro, realizou em Ribeirão Preto e outras cidades do Estado "pré-congressos". Com o tema "Saúde é política: há uma grande desordem sob o céu", a associação pretende discutir alternativas criativas ao desmonte da saúde pública no Estado: "Não é apenas de universidade para serviços e de serviços para universidades, mas um congresso com a presença do povo", afirmou o médico de família Nélio Domingos, membro da equipe mambembe do Assentamento da Barra, em Ribeirão Preto.

O pré-congresso contou com a presença maciça de integrantes do MST/Ribeirão Preto, de assentados do Mário Lago e acampados do Paulo Botelho. Também estiveram presentes integrantes do Centro Pop, centro este que cuida da população de rua na cidade. O Pré-congresso de Ribeirão Preto teve como eixos "território e gênero".

Participantes ouviram e foram ouvidos no pré-congresso.
As atividades não se restringiram, apenas, a USP. O evento ocorreu em diveros locais distintos: Cerâmica São Luiz, praças, quarteirão paulista entre outros. Saúde é Política: há uma grande desordem sob o céu. "Qual é a saída, especialmete para as populações mais vulneráveis, na questão do território?", questionou Nélio Domingos. Esta questão deverá ser levada a São Paulo.

Parte essencial da discussão, o MST contou um pouco de sua história, seus problemas e suas barreiras, mas também exortou as suas experiências de sucesso com a reforma agrária, em suas ocupações de acampamentos e assentamentos.

A cobertura completa, com vídeos e todas as fotos, pode ser encontrada na página do Facebook do MST/Ribeirão Preto: Assentamento Mario Lago.

Mais fotos:





























Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...