Páginas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Movimento Livre participa de treinamento sobre autogestão habitacional



Com o intuito de obter conhecimento prático de projetos em plena execução, o Movimento Livre enviou o coordenador do GAHRP Grupo de Autogestão Habitacional ao Rio Grande do Sul, onde pode participar de encontros e visitas em obras geridas por entidades organizadoras ligadas a FENAHTECT Federação Nacional das Entidades Habitacionais que também é parceira em Ribeirão Preto.


Na ocasião o coordenador do GAHRP e assessor do Movimento Livre Paulo Honório visitou dois projetos:

O primeiro na cidade de Arroio dos Ratos-RS, através da Entidade Organizadora Associação de Moradores Santa Rosa em parceria com a Administração Pública Municipal. O empreendimento foi concluído recentemente restando apenas a liberação dos documentos pela Caixa Econômica Federal e assinatura dos contratos para entrega aos associados, o que deverá acontecer nos próximos dias. É um conjunto de 238 casas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades com recursos do FDS Fundo de desenvolvimento Federal.



O Segundo foi na capital Porto Alegre, através de três entidades ligadas a CONAM Confederação Nacional das Associações de Moradores que juntas estão construindo 1.080 apartamentos no Jardim das Figueiras na região da Juca Batista. Por tratar-se de um conjunto muito grande tem apartamentos já em fase de acabamento e outros em terraplanagem, as obras estão bem adiantada em relação a previsto no cronograma.

O regime de construção adotado nos dois empreendimentos foi através da autogestão com administração direta, ou seja as Entidades Organizadoras contrataram assistência técnica especializada, elaboraram regulamento e através de assembleia foram criadas as comissões:  CAO – COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE OBRAS e CRE – COMISSÃO DE REPRESENTANTES.




A visita e treinamento realizado pelo Movimento Livre servirá para a promoção de um Seminário entre os Associados do Movimento Livre/GAHRP sobre autogestão habitacional que ocorrerá no mês de fevereiro nos dias 8 e 15 culminando com a Assembleia Geral dia 19 de fevereiro. 

Além do assessor do movimento e coordenador do GAHRP Paulo Honório, contaremos com a presença da coordenadora do MOHAS Movimento Habitacional e Ação Social Vani Poletti que apresentará a recente experiência do conjunto Morada do Sol da cidade de Serrana e do educador e técnico de segurança do trabalho Toninho Costa. Estamos aguardando outras confirmações e o programa completo divulgaremos em seguida. 




Durante a visita discutimos a possibilidade do Movimento Livre celebrar um termo de cooperação técnica com a FENAHETCT Federação Nacional das Entidades Habitacionais para nos auxiliar quando necessário no desenvolvimento do nosso projeto que possivelmente será publicado ainda no mês de fevereiro pelo Ministério das Cidades. Este tema será levado na pauta da assembleia do dia 19 de fevereiro para apreciação de todos os associados.  





Nenhum comentário:

Minha Casa Minha Vida é a garantia de moradia digna para o povo brasileiro - Alexandre Padilha

Uma casa é como um santuário para as famílias, e o compromisso do governo Lula é garantir acesso à moradia digna para todas as famílias ...