Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Reformar a Política: para quem?



A vitória do senhor Eduardo Cunha para presidir a Câmara dos Deputados foi uma vitória da Globo e uma derrota de inúmeros movimentos sociais e do povo brasileiro, principalmente dos 54 milhões que reelegeram Dilma em novembro do ano passado.

Com Eduardo Cunha no comando da Câmara, perdem aqueles que lutam por pautas progressistas, como a discussão sobre a descriminalização do aborto, a união homo-afetiva e a adoção de filhos e, principalmente, perde toda a sociedade por causa da paralisação do debate sobre a regulamentação da mídia e sobre uma reforma política que atenda aos anseios e interesses do Brasil.

Eduardo Cunha é o resultado direto de dois movimentos que se intensificaram nos últimos tempos: a campanha enganosa feita por uma mídia monopolista que busca transformar a prática política em algo asqueroso, mas que protege seus "queridinhos", e o encarecimento cada vez maior das campanhas políticas, o que privilegia a participação de empresas e os conluios dessas com determinados políticos. Isso tudo fez com que o Congresso eleito fosse o mais conservador dos últimos tempos, condição essa que também se reproduz nos parlamentos estaduais e municipais, com cada vez menos representatividade de movimentos populares e cada vez mais peso do agronegócio, do "evangelismo" de business e dos magnatas rentistas.

Em meio à esta crise de representatividade cabe a pergunta: reformar a política para quem?

Uma reforma política saída da agenda comandada por Eduardo Cunha só tende a acentuar o descalabro atual. Vejam o exemplo de Ribeirão Preto. Nos últimos 20 anos quais foram os nossos representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional? Nenhum deles foi eleito sendo representante do movimentos populares, nem Palocci. Todos gastando fortunas e sendo eleitos com votos de outras cidades, onde impera o apadrinhamento: as verbas parlamentares forjam a aliança com o cacique local e esse garante os votinhos que encherão o embornal do candidato. Todos carecem de prestígio e conhecimento dentro de sua própria cidade.

Com a agenda de Eduardo Cunha, que já se iniciou com aberrações como o Dia do orgulho Hétero e a transformação da TV Câmara numa TV gospel, somente os caciques políticos e os ricos empresários e latifundiários terão representação nos parlamentos. O voto fechado em lista partidária é bem isto, entregar para os comandos partidários a escolha das bancadas nos parlamentos. Para essa gente causa arrepios a proibição de doações empresariais em campanhas (eles têm até Ministro do STF que fecha com eles). Todos recebem e muito de todas as empresas com interesses na política, até das tais empreiteiras da tal lava jato, apesar de os vazamentos para a Globo serem seletivos.

Enfim, está longe o dia em que a pauta da reforma política encampe os interesses do Brasil e do povo, com eleições mais limpas, mais baratas, mais democráticas e com um sistema que privilegie a participação popular. Eu sou favorável ao financiamento público de campanhas, ao limite de gastos e a todos os mecanismos que propiciem ao povo, ao trabalhador poder concorrer em pé de igualdade para os cargos políticos e, também, poder ter uma participação direta nas decisões políticas, como o mecanismo do orçamento participativo e dos conselhos populares, que devem inclusive ter participação nas audiências públicas nos parlamentos locais, nos municípios, que é fundamental para a democracia e para o país.

obs) Deixo aqui um vídeo que discute um pouco sobre esse assunto: 



Ricardo Jimenez




2 comentários:

Fran Zaila disse...

Muito bom!

Fran Zaila disse...

Esses seres são mestres em distorcer os fatos.

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores