Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Parabéns à União Brasileira de Mulheres! Advogado tem que se retratar!


Nessa tarde de 26 de outubro o blog O Calçadão acompanhou, na sede da OAB-RP, a entrega de uma representação contra o advogado Hamilton Paulino que, ao tentar defender seu cliente, acusado de estuprar uma menor, em entrevista para uma rede de televisão, acabou atacando a menor vitimizada e, também, a condição da mulher como um todo.

A representação é assinada pela União Brasileira de Mulheres, ONG Casa da Mulher, Conselho Municipal dos direitos da Mulher e mais 20 entidades reunindo Associação de Moradores, movimento LGBT, Movimentos de Juventude e Sindicatos.

Segundo Sílvia Diogo, da ONG Casa da Mulher, o advogado foi profundamente infeliz em sua declaração e que, caso não se retrate, as entidades ingressarão com uma representação junto a OEA (Organização dos Estados Americanos) por desrespeito aos direitos humanos.



As entidades foram recebidas pela atual diretoria da OAB-RP e a representação será encaminhada ao Conselho de Ética da entidade para apuração do fato, podendo acarretar sanções ao referido advogado.

A advogada representante das entidades, doutora Raquel Montero, disse ao blog O Calçadão  que o profissional claramente infringiu a ética profissional, atacou a vítima menor de idade e ofendeu as mulheres e toda a história de lutas pelos avanços civilizatórios. Raquel disse esperar um trâmite rápido por parte da OAB e disse, também, esperar que a própria entidade venha a público se posicionar sobre o caso.

O blog O Calçadão assina a representação e se solidariza com a família da menor vitimizada e com todas as mulheres ofendidas nessa demonstração clara de misoginia e truculência contra a condição da mulher.

O Conselho Tutelar disse que a família da menor está dando a ela todo o amparo, inclusive com acompanhamento psicológico. A doutora Renata de Carlis, da diretoria da OAB-RP, disse ao blog que a família tem o direito de entrar também com uma ação na Justiça por danos morais e que lamenta as declarações do profissional em um caso tão grave e delicado.

Na atual conjuntura em que vivemos, qualquer manifestação de intolerância e violência deve ser imediatamente combatida e denunciada, só assim protegeremos a nossa democracia.

Também estavam presentes no ato de entrega da representação: Senhora Maria Sílvia Rutigliano Roque (Associação de Moradores Complexo do Mirante), Ádria Maria Bezerra Ferreira (Presidente da ONG Casa da Mulher), Fábio Jesus (ONG Arco-Íris), Marisa Honório (UBM combate ao racismo), Débora Alessandra ( Sindicato dos Servidores Municipais de RP)  e Isabella Alencar (UBM Jovem).

Equipe O Calçadão

Um comentário:

Ediane de Abreu disse...

Tem que seguir em frente nessa luta!

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...