Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Está criado o Fórum Permanente de Movimentos Populares!

Fotos: Filipe Peres e Paulo Honório

Na manhã deste sábado, 27 de fevereiro, na sede do Memorial da Classe Operária, UGT, foi lançado oficialmente o Fórum Permanente de Movimentos Populares de Ribeirão Preto.

26 entidades do movimento popular estiveram presentes e deliberaram sobre a natureza do fórum, seus objetivos e suas ações imediatas.


O Fórum congregará as entidades populares progressistas da cidade e atuará a partir de dois eixos básicos: empoderamento popular e inclusão social.

Os grupos temáticos criados (Educação, Saúde, Moradia, Associações de Moradores, Urbanismo e Mobilidade, Mulheres, Igualdade Racial, Meio Ambiente, Juventude, Segurança, Cultura e LGBTT) serão responsáveis por elaborar um documento público com as bandeiras dos principais movimentos e que será a base para a participação do Fórum no debate eleitoral vindouro e para o diálogo que o Fórum buscará desenvolver com a sociedade.
Juventude presente

Nas ações imediatas, dia 19 de março, um sábado pela manhã, haverá um ato no calçadão central, um 'merendaço', protestando contra a máfia da merenda e exigindo a criação de uma CPI da merenda no Estado.

O Fórum também pretende até o próximo dia 30 de março chamar pela sociedade civil a Conferência Municipal da Cidade, buscando lutar por um modelo de cidade mais democrática e inclusiva. E ainda este ano vai iniciar o itinerário de comunidades, visitando cada núcleo de favela e ocupações da cidade levantando dados e promovendo ações junto das pessoas.

Dia 20 de março - Seminário Leite Lopes e Entorno, com apoio do Fórum

Os debates foram quentes e profundos, todos puderam se manifestar no sentido de unificar e dar um sentido político ao Fórum. Nos debates, foi deliberado que o Fórum Permanente de Movimentos Populares estará presente no dia 31 de março nas manifestações que estão sendo chamadas pela Frente Brasil Popular contra o impeachment, contra o ajuste fiscal e pelo fora Cunha.
Urbanista Mauro Freitas

O blog O Calçadão, juntamente com a União Brasileira de Mulheres e a Ong Casa da Mulher, foi o catalisador do encontro e estive com muito orgulho comandando, ao lado da companheira Giovanna Wrubel da UBM e do nosso poeta Filipe Peres, os debates de hoje e pude participar deste momento histórico da cidade, cumprindo mais um de nossos objetivos que é dar vez e voz aos movimentos populares.

A força da mulher de luta

A Comissão Organizativa formada será responsável por elaborar o calendário de reuniões e ações e a divulgação/comunicação com a sociedade. O Fórum é aberto para a adesão de outros movimentos e apoiadores e o blog O Calçadão continuará acompanhando de perto suas ações.


Em frente!

Ricardo Jimenez

Entidades

Blog O Calçadão
UBM
Casa da Mulher
Apeoesp Articulação
Sindsaúde
APROFERP
MST
Ong Pau Brasil
Associação do Mirante
Associação Ribeirão Verde
Associação Jd Marckesi
Associação Eugênio Lopes
Associação Branca Sales
Associação Valentina Figueiredo
GAHRP
MOHAS
MLNR
MATER
Instituto Terroá
UJS/UEE
Movimento Pró Novo Aeroporto
Comunidade Nazaré Paulista
Comunidade Cidade Locomotiva
CONSEG Zona Oeste
Ong Virória Régia
Sindicato dos Médicos
Emílson Roveri - PSOL
Jeziel Paiva-músico e coordenador do Projeto Kabuk
Mauro Freitas- Urbanista
Padre Chico - Capelão

Um comentário:

Hélio Gorjon disse...

Espero que este seja um salve geral da esquerda unida em Ribeirão Preto e que tenha ações efetivas para melhorar as politicas publicas para esta notável cidade, parabéns aos companheiros pela atitude. Helio Gorjon - Vice Presidente da Associação dos Moradores do Jardim João Rossi.

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...