Páginas

sábado, 16 de dezembro de 2017

O PSDB tem esquerda? Qual o candidato da 'esquerda' tucana, você sabe?


O PSDB tem esquerda?

Dizem que tem e que representam a Social Democracia!



Social Democracia é uma ideologia política surgida no pós guerra e que defendia a justiça social dentro de um Estado capitalista, através de políticas distributivistas keynesianas ou do Estado de Bem-Estar Social (welfare state).
Foi uma resposta da Europa ocidental tanto ao capitalismo selvagem quanto ao socialismo real.

Acontece que após o vendaval neoliberal iniciado nos anos 1980 (Estado mínimo, privatizações, flexibilização de direitos sociais, poder financeiro suplantando o poder político) a Social Democracia foi varrida e muitos dos partidos social-democratas se transformaram em defensores e executores da agenda do 'mercado', principalmente na Alemanha (reunificada) e Inglaterra (sob Tatcher e Blair).


E foi exatamente isso o que ocorreu com o PSDB!

O partido se transformou no maior opositor dos preceitos social-democratas contidos na Constituição de 1988 e realizou dois governos, com Fernando Henrique Cardoso, de adoção integral da agenda neoliberal contida no Consenso de Washington. Os economistas tucanos são os Chicago Boys brasileiros.

Através do canhão da mídia hegemônica, no mundo e no Brasil, os preceitos neoliberais se tornaram o discurso único.

Se hoje ainda temos uma Petrobrás, um BB e uma Caixa públicos (por enquanto) é porque o Brasil, e a América do Sul, foi um caso excepcional. Se em 2002 Lula não tivesse vencido as eleições e mantido vitórias nas urnas até 2014, o Estado brasileiro e os direitos sociais já teriam virado pó há tempos.

Essa é a grande questão: enquanto os partidos tidos como revolucionários, como o PT, PDT, PSB e PCdo B defendiam os valores social-democratas da CF de 1988 nos governos Lula e Dilma, os tucanos tramavam contra a soberania e os direitos, implantando o neoliberalismo nos Estados, como em São Paulo.

E há um agravante: para enfrentar a resistência na América do Sul, o neoliberalismo retomou a tradição golpista, antidemocrática e antipopular. Movimento que o PSDB acolheu com muito prazer após as eleições de 2014 no Brasil.

Depois disso, como defender social democracia no PSDB?

Conversa.

Esse movimento de agora, mostrado no vídeo acima, de afirmar um lado 'esquerdista' no ninho tucano, nada mais é do que uma tentativa calculada de se deslocar de uma direita raivosa surgida no seio do golpismo contra o PT e que hoje vota em Bolsonaro!

O PSDB sabe que essa direita raivosa será detonada na campanha e quer voltar a dialogar com seus antigos eleitores.

O PSDB aposta na exclusão de Lula da eleição e busca vender seu pacote neoliberal como algo com viés social-democrata, porque sabe que o povo brasileiro é sensível ao discurso social.

Os tucanos de São Paulo buscam pavimentar o caminho de Geraldo Alckmin em 2018, costurando uma aliança com os 'socialistas' do PSB, de Márcio França e Aldo Rebelo, e dando um caráter 'social' à chapa, isolando os malucos bolsominions.

Onde já se viu chamar de 'social-democrata' um partido que está patrocinando a privatização da Previdência e a entrega do pré-sal e se auto-declarar 'esquerda' enquanto defende Alckmin como candidato?

Alguém só precisa avisar o Suplicy disso.

A verdade é que o golpe e a reimplantação do neoliberalismo sem voto, destruindo a soberania e os direitos, e introduzindo um estado de exceção jurídico-midiático no país, ruiu com o pacto democrático construído em 1988.

Um novo pacto precisa ser firmado, mas a partir de forças verdadeiramente democráticas e populares, que tenham um programa de reconstrução nacional, com soberania, direitos e inclusão social, radicalmente democrático e anti-neoliberal.

A luta contra o neoliberalismo, excludente, violento, desumano, concentrador de riquezas e antidemocrático é uma luta revolucionária que envolve os lutadores populares do mundo todo.

Tudo o que o povo não precisa é de enganadores tentando persuadi-lo a fazer aliança com o lobo em pelo de cordeiro.

A social democracia tucana é um defunto sepultado.

Ricardo Jimenez


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...