Não é a primeira vez que o senhor Carlos Cezar Barbosa, vice-Prefeito de Ribeirão Preto e Secretário da Assistência Social, troca os pés pelas mãos em infeliz declaração pública.
Em passado recente ofendeu servidores ao criticar a greve da categoria diante do pacote de maldades introduzido pelo governo Duarte Nogueira. Agora afirma que os Conselhos municipais "reclamam muito e fazem pouco".
Dá para perceber de cara que o senhor Carlos Cezar leva adiante a máxima de que é preciso acelerar o ritmo de uma administração. Até aí, tudo bem. Mas para isso não é necessário atropelar a democracia, não é senhor vice?
Tanto os servidores quanto os Conselhos Municipais são fundamentais à uma boa gestão pública.
Sem os servidores não há forma de uma administração executar a contento suas políticas públicas. Vai mal, muito mal, as administrações que resolvem criar obstáculos com os servidores, ou persegui-los como se fossem um fardo, ao invés de fazer com que eles abracem os projetos apresentados.
O mesmo vale para os Conselhos.
Transparência e controle social são hoje instrumentos mais do que necessários à administração pública. Acontece que quando os Conselhos atuam para valer, incomodam aqueles que não estão acostumados ao jogo democrático, caso do vice, ou aquelas raposas felpudas que evitam o debate público.
A verdade é que, com raras exceções, Prefeitos e seus auxiliares gostam mesmo é de conselhos aparelhados, que dizem amém a tudo, ou de conselhos esvaziados, que nem precisam ser consultados.
Aqui vai uma sugestão: ao invés de atacar os Conselhos, senhor Carlos Cezar, por que o senhor não faz um mergulho na atuação de cada um deles. Seria muito importante ter um vice que pudesse conhecer a fundo as questões de juventude, da igualdade racial, da cultura, do urbanismo, do meio ambiente, da diversidade sexual, da assistência social (que é sua área, não?).
Pegue lá o programa de governo do Nogueira e faça um upgrade a partir dos Conselhos. Seria melhor. Por que se não teremos que reafirmar a velha máxima do Romário: tem gente que calado é um poeta.
Que todos os Conselhos possam ter assegurado seu pleno funcionamento e que possam consolidar a participação popular na discussão dos temas, levantamento das demandas e na formulação, execução e fiscalização das políticas públicas de Ribeirão Preto.
Ribeirão Preto não pode mais ser governada apenas ouvindo o poder econômico!
Ribeirão Preto não pode mais ser governada apenas ouvindo o poder econômico!
Ricardo Jimenez
Nenhum comentário:
Postar um comentário