Páginas

domingo, 10 de dezembro de 2017

Blog O Calçadão completa 3 anos junto aos movimentos sociais e defendendo os direitos humanos!

Fotos Filipe Peres

Neste sábado, 9 de dezembro, aconteceu o evento que marcou os três anos de existência do blog O Calçadão. Criado em dezembro de 2014 no calor da campanha presidencial, marcada pela intensa batalha midiática e nas redes sociais, e consolidado ao longo do tempo como um veículo de mídia digital alternativa, progressista, democrático e popular de Ribeirão Preto.


O blog O Calçadão vem se destacando tanto em suas análises políticas, nacionais e municipais, quanto na cobertura das pautas dos movimentos sociais e partidos de esquerda de Ribeirão Preto. Por isso, a comemoração do terceiro ano de existência se deu junto aos movimentos sociais e debatendo a defesa dos direitos humanos.


"Esse é um tema muito atual devido ao ambiente de retrocesso que estamos vivendo, com um governo advindo de um golpe buscando eliminar os direitos do povo trabalhador e impactando profundamente na vida de cada um de nós, mas principalmente nos setores mais frágeis da sociedade", afirmou Ádria Maria Bezerra Presidente da Casa da Mulher e militante do movimento de mulheres negras.

Ádria

O evento contou com a presença do Vereador Jorge Parada (PT-RP) e da deputada estadual Márcia Lia (PT-SP). A deputada Márcia Lia tem tido uma atuação de destaque junto aos movimentos sociais do Estado, principalmente nas regiões de Araraquara e Ribeirão Preto, e também nos debates em torno do Plano Estadual de Direitos Humanos. "Estamos lutando para que as mulheres, os LGBTs, os jovens, idosos e também os setores extremamente fragilizados como a população carcerária e as pessoas em situação de moradores de rua tenham por parte da lei direito a proteção e apoio do Estado. Defender uma política de direitos humanos é fundamental neste momento do país", afirmou Márcia Lia.

Márcia Lia fala ao lado de Ádria Bezerra, Flávia Meziara e Ricardo Jimenez
O evento também contou com a presença na mesa de debates do professor Roberto Tófoli (Coordenador Estadual da Apeoesp), da Coordenadora Estadual do MST Neusa Paviato e da advogada e militante feminista Flávia Meziara.

Flávia fala com Roberto Tófoli e Neusa Paviato ao fundo
"A luta feminista é uma luta em defesa dos direitos humanos. A luta feminista é uma luta de resistência e feita por direitos. A luta feminista não é para colocar a mulher em uma condição superior à do homem, é para conquistar a igualdade em direitos. Lutamos para que todas as mulheres possam ocupar o lugar que elas desejarem na sociedade e para dar voz e vez inclusive àquelas mulheres em condições mais fragilizadas, como as mulheres negras e as mulheres presidiárias, que sofrem graves ataques aos seus direitos humanos", afirmou Flávia.

O Brasil é o terceiro país do mundo em população carcerária, há um crime de homofobia a cada 25 horas, há um caso de estupro a cada 11 minutos e as mulheres ainda sofrem a ameaça do Congresso Nacional de proibir o aborto no caso de gravidez pós-estupro.

Mais de 60 pessoas passaram pelo Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto, na manhã de sábado para participar do debate e desejar vida longa ao blog O Calçadão.


"O blog O Calçadão tem dado uma enorme contribuição à luta popular em Ribeirão Preto. Ao cobrir as nossas pautas de lutas o blog leva para a população a informação correta sobre a situação social da cidade, que muitas vezes não é notícia na mídia tradicional. Quem deseja se informar corretamente sobre as lutas do MST em Ribeirão Preto e região basta acompanhar o blog", afirmou Neusa Paviato, da coordenação estadual do MST.

Neusa, observada por Flávia Meziara e Ádria Bezerra
"Este evento foi mais uma demonstração da amplitude política e da confiança que o blog O Calçadão construiu ao longo desses três anos. Buscamos fazer a análise política à esquerda e cobrir as pautas dos movimentos sociais dando espaço e voz a todas as correntes de opinião. A presença hoje aqui de vários movimentos e lideranças e militantes socias, sindicais e de partidos como o PSOL, do PCdoB, do PT, do PCO, do NOS mostra isso. Vamos continuar crescendo porque o crescimento do blog é o crescimento também do diálogo dos movimentos sociais com a população através do instrumento do blog. A defesa dos direitos humanos tem de ser feita em todas as vertentes, das garantias individuais, passando pelos direitos sociais como saúde, educação e aposentadoria e até os direitos difusos dos idosos, mulheres, crianças, negros e negras, LGBTs, enfim, e isso só se dará com ampla aliança dos setores populares e democráticos", afirmou Ricardo Jimenez, membro-fundador de O Calçadão.

Ricardo Jimenez com Márcia Lia, Ádria Bezerra e Flávia Meziara

"Em 2018 reafirmamos nosso compromisso editorial de trazer a cobertura das pautas dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda de Ribeirão Preto e manter a análise política de contra-narrativa da mídia oficial. 2018 será um ano de batalha onde as forças populares lutarão para reconstruir a democracia, a soberania e os direitos destruídos pelo golpe de 2016. O Calçadão estará presente nessa luta", Filipe Peres, Editor-Chefe de O Calçadão.

Agradecemos pelo apoio: Casa da Mulher-RP, Sindsaúde, Gahrp (Grupo de Autogestão Habitacional), Movimento Livre Nova Ribeirão.

Mais fotos de sábado:

André Bispo - NOS

Dr. Jorge Parada e Roberto Tófoli

Fernando Tremura - Pres. PT RP

Raphael Trena (PCO) e Marcos Valério (Mov. Pró Novo Aeroporto)

Companheiros do MST 
Michelle Moreira - Ass. Social


Profa. Judeti Zilli

Marisa Honório

Advogada Letícia Hernandez

Flávia Meziara e Ricardo Jimenez


D. Rosa - Assoc. Branca Sales

Jucilene e Platinir - Cidade Locomotiva


José Wilson - Apeoesp



Professor Roberto Tófoli - Apeoesp

Prof. Antônio Moura e Nonô (PT)

Pedro Sampaio - Sid. dos Químicos

Sílvia Diogo - Casa da Mulher

Ana Favaretto e Márcio Coelho - Cultura

Urbanista Mauro Freitas

Sidnei Rosa - PT

David Bulgari - Setorial Direitos Humanos PT

Atriz Shirley Viana

Jucilene (cidade Locomotiva) e Thiago Scatena (Sid. Arquitetos)

Marisa Honório e Sílvia Diogo - Mov. Mulheres Negras

Neusa Paviato (MST) e Roberto Tófoli (Apeoesp)

Raphael Trena - PCO

José Júnior (Juninho) e Gustavo Assed - Direito da USP

Profa. Aureni - PT


Danilo Valentim (Aproferp) e Fábio Sardinha (Dir. Est. Apeoesp)

Marcelo Domingos - Juventude Negra

Clóvis Seabra - Ass. Ecológica Pau Brasil
Ricardo Jimenez

Rafael Trena (PCO) e Marcos Sérgio (Movimento Pró-Novo Aeroporto)

Marcos Sérgio (Movimento Pró-Novo Aeroporto)




Um comentário:

Unknown disse...

Nasci e cresci na região de Ribeirão Preto numa região de uzina de cana chamada de Santa Adélia era muito pobre minha família foi embora para sertaozinho procurando achar orportunidades melhores e eu vim pra São PAulo por ironia do destino meus filhos cresceram foi de embora para Ribeirão Preto mauro Eli jucelicy e a.todos que estão fazendo um Ribeirão Preto diferente

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...