Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Sobre Dárcy Vera o que importa é o debate político


Para os adeptos do punitivismo, a saída e Dárcy Vera da prisão, após a Justiça relaxar sua prisão preventiva, é um absurdo. Querem sangue e não abrem mão. Para outros, que ainda mantém a lucidez democrática, sua saída é compreendida dentro do aspecto legal de um acusado poder responder em liberdade assistida enquanto aguarda o trânsito em julgado, uma vez que a Justiça entende que não há mais riscos à sociedade ou possibilidade de interferência nas investigações. 

Mas a saída de Dárcy Vera possibilita uma outra reflexão na opinião deste Blog, a reflexão política a respeito do que se passou em Ribeirão Preto nos últimos anos. Antes da Sevandija, Dárcy Vera não era considerada a "pior Prefeita de todos os tempos". Ao contrário, era uma Prefeita cortejada pela centro direita e pela centro esquerda. 


Nos idos de 2012, quando muita gente acreditava que o centro político e o pragmatismo se consolidavam como cláusula pétrea no Brasil, Dárcy era interlocutora regional com o governo Dilma ao mesmo tempo em que crescia sua relação com o centrista Gilberto Kassab (PSD). 

A Sevandija mudou tudo, obviamente, e se concentrou nos governos Dárcy Vera e na relação deste com esquemas de corrupção envolvendo figuras sindicais da cidade. 

Mas, e a política? Do ponto de vista da população e da cidade, quais as diferenças entre os governos que passaram por Ribeirão pós-Constituição? Vejamos: Gasparini (1988-1991), Palocci (1992-1996), Jábali (1997-2000), Palocci (2001-2002), Magioni (2003-2004), Gasparini (2005-2008), Dárcy Vera (2009-2016) e Nogueira (2017-2020). 

Essa abordagem, importante e necessária, que não cabe neste espaço, será fruto de considerações futuras neste Blog.

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...