Essa semana o Prefeito Nogueira faz um apelo à população para que colabore com as medidas restritivas necessárias durante a fase vermelha do Plano São Paulo. Não só em Ribeirão Preto mas no país todo o número de casos aumentou e os sistemas de saúde estão à beira do colapso.
Ontem o Brasil teve mais de 2 mil mortos e o número caminha rápido para a triste marca de 300 mil mortos em um ano de pandemia.
As prefeituras são os entes federados mais pressionados nessa pandemia. São o lado mais pobre da federação e onde explodem com mais força as demandas por atendimento de saúde e por ajuda econômica.
A falta de um plano nacional de enfrentamento da pandemia e a atuação desastrosa do governo federal faz as prefeituras chegarem a uma grave situação, principalmente pela falta de vacinas.
Na atual circunstância é preciso, sim, aumentar o isolamento social e reforçar a necessidade dos cuidados básicos. Quem puder ficar em casa que fique e quem tiver que trabalhar deve fazer dentro de regras. E o país deveria ter um auxílio para trabalhadores e empresários.
Araraquara é um bom exemplo. Fez um plano rígido de isolamento e já colhe frutos de diminuição de casos.
É preciso suspender as aulas presenciais também.
Porém, grupos radicais continuam a divulgar fake news, desinformação e semeando a confusão na cabeça das pessoas.
Essa semana circulou pelas redes um panfleto anônimo que ameaça o Prefeito e induz, inclusive, ao uso de força caso medidas de contenção da pandemia sejam decretada após o dia 17 de março.
O panfleto fala em nome dos "empresários do município" e também fala da fake news sobre um inexistente "tratamento precoce" da Covid.
A ACI Ribeirão divulgou nota dizendo desconhecer a autoria do panfleto e defendendo as medidas sanitárias e econômicas em meio à esta crise.
É preciso que os órgãos competentes investiguem a autoria deste panfleto pois o tom de ameaça é descabido e sua circulação desinforma e coloca em risco a vida de todos.
Blog O Calçadão
NOTA da ACI
*NOTA SOBRE INFORMAÇÕES FALSAS*
_Em virtude de questionamentos feitos à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) sobre uma carta aberta de empresários do município que está circulando nas redes sociais (grupos de WhatsApp), a entidade esclarece que não tem relação alguma com o documento e *repudia a disseminação de notícias falsas* que, além de não informarem, deturpam a ordem neste momento tão preocupante que vivemos._
▪️Os associados e todos que acompanham o trabalho da ACIRP sabem da nossa preocupação e zelo em trabalharmos com informação de procedência e qualidade.
▪️Defendemos a categoria que representamos por meio dos devidos instrumentos jurídicos, técnicos e políticos, sempre pautados pela veracidade, pela ética e com responsabilidade.
▪️Ressaltamos ainda a importância do papel de cada um de nós, como cidadãos, de checar as informações recebidas por redes sociais e grupos de mensagens e se atentar para informações sem procedência antes de compartilhar.
▪️A disseminação de informação falsa é um desserviço para a sociedade.
▪️A carta em questão não tem autoria ou uma lista de assinaturas e entidades que avalize as informações.
▪️Em uma busca rápida na internet é possível verificar que a publicação está circulando em todo o País pelas redes sociais para que cada cidade adapte com os seus dados.
▪️A ACIRP, por meio de seu departamento jurídico, tem acompanhado as decisões judiciais e entende que pela atual jurisprudência não cabe questionamentos sobre as medidas de combate à pandemia adotadas pelo estado e pelo município neste momento mais grave da pandemia.
▪️O mundo todo está vivendo uma calamidade e restrições de circulação são realidades em muitos países. Não seria diferente no Brasil.
▪️A ACIRP mantém canais de comunicação abertos para receber qualquer tipo de dúvida, reclamação, solicitação e sugestão, seja de associado ou não.
Interessados em receber informações de fonte segura podem solicitar para serem incluídos na lista de transmissão do WhatsApp pelo número *(16) 99453-9773*.
LEIA ABAIXO o panfleto
CARTA ABERTA DOS EMPRESÁRIOS DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO
Ao Sr. governador João Dória, prefeito Municipal ANTÔNIO DUARTE NOGUEIRA JÚNIOR , Vereadores, Comitê de Contingência ao Coronavírus e ao povo Ribeirãopretano.
Informarmos que a partir do dia 17 de março de 2021, não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto que impeça qualquer pessoa no Município de Ribeirão Preto de exercer seu Direito Constitucional da Livre Iniciativa (Art. 1o, IV, CF e Art. 170, CF).
Qualquer novo decreto que impeça o trabalho irá comprometer outro Direito Constitucional, o da Dignidade da Pessoa Humana (Art. 1o, III, CF) seja para Empresários, Colaboradores, Funcionários Públicos, Aposentados e outros, pois, além de inviabilizar a continuidade de atividades, demissão em massa, quem tem seus proventos sofrerá com enorme redução em virtude da inflação no preço dos produtos.
Pedimos que o Sr. Prefeito, Vereadores e Comitê de Contingência que esqueçam a política e adotem o tratamento precoce, transparência da vacinação e verbas, façam investimentos na área da saúde, aumento de leitos, insumos, estoque de medicamentos, EPIs, dentre outros que garantam atendimento médico a todos, bem como a fiscalização contínua de festas clandestinas, churrascos e aglomerações.
Reiteramos que Distanciamento Social não é sinônimo de Proibição do Trabalho e Fechamento de Atividades, tendo em vista que 90% do comércio e serviços do Município não possuem aglomerações, devido a crise financeira. Dentro das lojas do centro, shoppings ou bairros, são raras as que possuem vários compradores simultâneos e as que possuem, devem controlar os acessos.
Por fim, reiteramos ao Sr. Prefeito que não iremos seguir qualquer decreto que impeça o trabalho a partir do dia 17 do mês de março de 2021 e pede que não sejam editados decretos neste sentido, pois a abertura não será uma opção do Sr. Prefeito, mas do povo Ribeirãopretano contra os decretos e a fiscalização, ante a situação, iremos praticar a legítima defesa (Art. 25 do Código Penal), pois estaremos defendendo nossas famílias, nossos amigos, nossos colaboradores, todo cidadão Ribeirãopretano e nosso patrimônio.
Pedimos diálogo, honestidade, bom senso e que afastem-se do espectro político, permitindo o povo trabalhar, para que evitemos enfrentamentos desnecessários que possam causar danos, quaisquer que sejam entre quem precisa trabalhar e agente da administração pública, seja na legislação, ou fiscalização.
Queremos a paz, saúde e acima de tudo, que todos sejam livres. Atenciosamente, Empresários de RIBEIRÃO PRETO .
Nenhum comentário:
Postar um comentário