No último dia 16 de maio aconteceu na Câmara de Ribeirão uma audiência pública onde o Departamento de Mobilidade Urbana ligado à Secretaria de Planejamento apresentou o Plano de Mobilidade Urbana do município.
Segundo informações da representante do Departamento, o Plano de Mobilidade foi separado do Plano Viário e será apresentado em separado diante de uma exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana, do governo federal, que exige que os municípios tenham um plano até 21 de abril passado para que tenham acesso aos financiamentos do governo federal.
VEJA AQUI Audiência Pública (16 de maio): https://www.youtube.com/watch?v=gSvTbidluqE
Na presença do vereador Marcos Papa (Podemos) e de representantes de outros mandatos, em nome da Comissão de Mobilidade da Câmara, a representante do Departamento de Mobilidade da Secretaria de Planejamento afirmou que o objetivo do plano é pensar a longo prazo em uma cidade onde a utilização do transporte individual por carro e moto (que hoje representa 52% da mobilidade urbana de Ribeirão Preto) precisa ser substituído pela mobilidade através do transporte coletivo, uso de bicicleta e a pé.
A grande preocupação é diminuir a violência no trânsito, que hoje é uma triste realidade de Ribeirão Preto, onde a velocidade de automóveis e motos é grande nas ruas e avenidas da cidade. O desafio é fazer de Ribeirão Preto uma cidade convidativa para pedestres, ciclistas e o uso do transporte coletivo.
Ainda houve por parte dos mandatos que compõem a Comissão de Mobilidade da Câmara a proposição de duas emendas ao plano, uma criando o conselho Municipal de Mobilidade Urbana, ampliando a participação popular neste debate, e outro criando o Fundo Municipal de Mobilidade Urbana, cujo objetivo é construir uma política de subsídio para as tarifas do transporte coletivo, tornando-a acessível para a população trabalhadora.
O plano apresentado é bom mas vai exigir do município que olhe para si próprio e busque mudar algumas realidades tristes, como um transporte coletivo caro e ruim, uma mobilidade que só beneficia o modal do transporte por carro/moto e o abandono das periferias, onde não há emprego nem políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida do povo.
Na verdade, o plano de mobilidade é bom e aponta uma cidade mais justa e democrática e vai precisar, para ser realmente implementado, de uma outra administração diferente da administração estreita, monocrática e neoliberal de Nogueira.
COMO É A MOBILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO HOJE?
42% se locomovem com automóvel e 10% se locomovem de moto, totalizando 52% de ribeirão-pretanos utilizando diariamente o transporte individual motorizado para se deslocar na cidade, contra uma média nacional de 29%.
Apenas 18% dos ribeirão-pretanos usam o transporte coletivo, principalmente a população de menor renda, contra uma média nacional de 28%.
22% dos ribeirão-pretanos se deslocam a pé.
Apenas 3% dos ribeirão-pretanos se deslocam de bicicleta.
ZONA SUL - 67% se deslocam de carro individual
ZONA NORTE - 46% usam carro ou moto e 29% se deslocam a pé.
ZONA LESTE - 59% usam o carro/moto individual
ZONA OESTE - 48% utilizam carro/moto e 28% se locomovem a pé.
CENTRO - 35% se locomovem por transporte coletivo e 25% se locomovem a pé.
Ricardo Jimenez - Editor de O Calçadão
Audiência Pública (16 de maio): https://www.youtube.com/watch?v=gSvTbidluqE
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